A cidade de Aquidauana caminha firme para um novo marco em infraestrutura, segurança e turismo sustentável.
Ontem, quinta-feira, 03 de julho, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou, na edição nº 11.874 do Diário Oficial, o edital COE 049/2025-DLO/AGESUL, para contratação de empresa especializada na elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do projeto executivo de engenharia para implantação de uma ciclovia na Estrada Parque, entre os municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti.
O projeto inclui também a construção de passarelas, pontos de observação, mirantes, portais e sinalização turística ao longo de 33,20 quilômetros da rodovia MS-450, no trecho que vai do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Palmeiras até a UEMS/Polo Aquidauana.
A modalidade da licitação é Concorrência Eletrônica e as empresas interessadas têm até 5 de agosto, às 8h30min, para apresentar propostas.
A publicação do edital pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) marca o início de um importante passo para a região, conforme avalia o prefeito Mauro do Atlântico.
"A ciclovia na Estrada Parque é um projeto que atende a uma demanda antiga dos ciclistas que percorrem esse trajeto com frequência. Mais do que isso, é uma obra que salva vidas, oferecendo mais segurança aos praticantes do ciclismo e incentivando um turismo ecológico responsável e estruturado. É um investimento que respeita o meio ambiente e promoverá o desenvolvimento sustentável", afirmou o prefeito Mauro.
Na prática, essa obra busca garantir segurança aos ciclistas, que utilizam diariamente a estrada para esporte, lazer e deslocamento rural, além de fortalecer o turismo ecológico em uma das áreas mais preservadas do Pantanal sul-mato-grossense.
A Estrada Parque MS-450 é reconhecida por suas belezas naturais, pontes de madeira sobre rios e corixos, e acesso a propriedades rurais, pousadas e atrativos turísticos.
Durante o período de cheia, a paisagem se transforma com alagamentos em trechos da via, tornando ainda mais única a experiência para quem visita a região.
Com a conclusão do EVTEA e do projeto executivo, o Governo do Estado via AGESUL poderá trabalhar no processo de licenciamento ambiental e, futuramente, a execução das obras, consolidando Aquidauana como referência em turismo de natureza e mobilidade segura.
› FONTE: AGECOM