Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Flagrante de carga pesada faz deputado pedir restrição para Estrada Parque

Publicado em 09/04/2024 Editoria: Cidade


Imagens enviadas a Paulo Duarte (PSB) mostram veículos gigantes carregados com eucalipto
 
O transporte de toras de eucalipto pela rodovia turística chamada de Estrada Parque Piraputanga, a MS-450, gerou protesto novamente nesta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O deputado Paulo Duarte (PSB) voltou a falar no assunto, pedindo restrição ao tráfego.
 
 
"Olha o tamanho desse tritem transitando no dia 7 de abril (último domingo) e esse vídeo do dia 5 de abril (última sexta-feira) mostra o risco disso à noite. Ele [o caminhão] vai na contramão [da estrada]. Qual a necessidade?", comentou o parlamentar durante a sessão, exibindo as imagens acima.
 
Ele afirmou que enviará pedido para a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), órgão do Governo de Mato Grosso do Sul, cobrando providências. "Pedimos o regramento. Não pode um tráfego desses à noite em uma estrada eminentemente turística. O Governo prega pelo desenvolvimento sustentável. Por isso, faço esse pedido à Agesul", justifica.
 
O requerimento vem depois da equipe do parlamentar receber vídeos com tritens, carretas gigantes com três compartimentos, carregando a madeira pela estrada, localizada em distrito de Aquidauana. O Campo Grande News havia mostrado denúncia de moradores anteriormente, aqui.
 
O transporte é feito por empresa contratada pela Suzano, que transforma em celulose as toras de eucalipto. Isso já havia sido discutido pelos deputados na última quinta-feira (4).
 
MP investiga - O transporte também é alvo de investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O órgão quer saber quais são os impactos disso para a região.
 
A Estrada Parque se conecta à BR-262, em Dois Irmãos do Buriti, e também dá acesso ao Pantanal. A preocupação é que os veículos pesados podem gerar não só acidentes de trânsito, por serem enormes e dificultarem a visibilidade na estrada, mas também danos à biodiversidade da região.
 
A Suzano - Em contatos anteriores com a reportagem, a assessoria de imprensa da Suzano se explicou sobre o uso da estrada.
 
Segundo a empresa, "a operação na MS-450 foi submetida a todas as autorizações legais junto às autoridades locais" e o uso da rodovia, "também usada por outras empresas de carga, consiste em um número limitado de 20 viagens diárias de tritens, restritas em horários escolares e com redução considerável da frota aos finais de semana".
 
A assessoria também informou o número da Ouvidoria para receber reclamações e sugestões: 0800-771 4060.

 



› FONTE: Campo Grande News