Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ao reformar escola de aldeia, prefeito de Aquidauana realiza sonho de alunos

Publicado em 04/04/2024 Editoria: Educação


Na manhã desta quarta-feira (03), abrindo o mês de comemoração dos Povos Originários, a comunidade da Aldeia Limão Verde celebrou com muita alegria a inauguração da reforma geral da Escola Municipal Indígena Polo Lutuma Dias.
 
Nas falas na solenidade, ficou marcado que o momento é considerado pela comunidade e lideranças da aldeia, a reforma é um marco histórico para todos, principalmente, para os alunos e professores que passam a ter um novo espaço escolar mais aconchegante, bonito, climatizado e organizado para o dia a dia da rotina escolar.
 
Realizada com 100% recursos próprios da Prefeitura Municipal de Aquidauana, perfazendo pouco mais de R$ 936 mil reais, a reforma e ampliação contou com troca de telhas, construção uma entrada nova, cercamento com alambrado, calçamento do pátio da escola com sistema de drenagem, pintura geral, inclusive, da quadra de esportes.
 
Também foi feito um grande investimento em acessibilidade, com construção de rampa e corrimão no interior da escola, colocação de piso tátil, reforma da rampa de acesso à quadra e, ainda, a construção de um banheiro com acessibilidade.
 
A escola que acolhe diariamente 260 estudantes, da pré-escola ao 9º ano, também foi ganhou mobiliário novo, dentre eles: quadro branco escolar, carteiras e cadeiras, utensílios de cozinha, armários de aço e ares condicionados, cerca de R$ 100 mil reais de recurso próprio aplicados nessas aquisições.
 
“Uma alegria imensa iniciar o mês de Abril, inaugurando mais uma escola e dessa vez na aldeia. Entendemos a importância da educação na vida do cidadão, por isso investimos muito mais que 34% do que arrecadamos na educação. Pagamos o piso salarial dos professores e, também, garantimos material escolar, merenda e escolas equipadas, com estrutura de qualidade e climatizadas para incentivar os alunos a estudarem. São mais de 900 mil investidos aqui para dar melhor condições para vocês, professores e alunos. Peço que cuidem desse espaço com muito carinho!”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Ao lado da comunidade escolar, de lideranças indígenas, secretários municipais e com a equipe da SEMED, o prefeito Odilon, acompanhado dos vereadores: Humberto Torres, Clériton Alvarenga, Chico Tavares, Everton Romero, Wezer Lucarelli, Valter Neves, Tião Melo, Anderson Meireles, Marquinhos Taxista e do assessor e representante do deputado federal Dagoberto Nogueira – Mario Nelson Argerim, conferiu a reforma da escola Lutuma Dias, visitando todos os espaços.
 
Representando a comunidade da aldeia, o cacique Ademilson de Souza agradeceu ao prefeito e toda a equipe da prefeitura pelo empenho na obra e a preocupação em dar condições melhores no espaço escolar para os alunos e professores.
 
“Muito além da reforma da escola, quero agradecer ao prefeito por todo olhar direcionado para nossa população, dentre as benfeitorias. Quero dizer que o seu secretariado é muito eficiente e sempre estão prontos para nos atender. Muito Obrigado! Nunca uma gestão fez por nós o que estamos vivenciando nesse tempo!”, reforçou o cacique Ademilson.
 
Por sua vez, bastante emocionada, a diretora da escola Lutuma Dias enfatizou que esse é um momento histórico que a comunidade vive. “Não imaginávamos que receberíamos essa escola tão bonita e com a estrutura que está. Agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por essa obra, que vem para alegrar e realizar o sonho da nossa comunidade”, discorreu a diretora, Profª Enilda Dias.
 
A secretária de educação Wilsandra Béda iniciou sua fala lembrando que a escola Lutuma Dias foi uma das primeiras a ser visitada após a pandemia e identificaram a necessidade da reforma geral.
 
“Com o prefeito, lançamos o programa Avançar Educação, que canaliza recursos municipais para atender a demanda das escolas e CMEIs em reformas e ampliações. Mas, tudo isso vai além da estrutura física, é uma nova forma de fazer gestão na educação, de ver e valorizar os profissionais e, claro, investir pesado para melhorar o dia a dia dos alunos e dos professores com materiais, equipamentos, no pedagógico e nas formações, tudo em prol de uma educação de qualidade e que dê resultados”.
 
O líder do prefeito no legislativo, vereador Wezer Lucarelli ressaltou que a Câmara Municipal também deixa sua parcela de contribuição na obra. “Devolvemos recursos do duodécimo para a prefeitura comprar os computadores aqui da escola e, agora, estamos aqui vendo tudo isso de perto, tantas benfeitorias para os alunos. Eles merecem!”.
 
Em nome da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Humberto Torres disse que: “cada vereador, assim como o prefeito Odilon, trabalha em prol de toda comunidade e a Câmara Municipal é parceira da gestão porque o dinheiro público é investido pelo Executivo com responsabilidade e compromisso com a população”.
 
HISTÓRICO -  A Escola Municipal Indígena Polo Lutuma Dias foi criada pela Lei nº 32, de 27 de outubro de 1948 e teve a sua denominação alterada pela Lei nº 2.178/2010, de 05/11/2010, tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Aquidauana, através da Secretaria Municipal de Educação.
 
Está sob a direção da Profª Enilda Dias e coordenadora pedagógica Cleide Nara da Silva Arguelho Sebastião. Conta com um quadro de 21 docentes, 16 servidores administrativos e, ainda, conta com uma Associação de Pais e Mestres que contribuem diariamente para uma educação efetiva e de qualidade.
 
Atende 260 estudantes nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, atendendo aos moradores locais, dos Assentamento Indaiás e das fazendas próximas. Além disso, também possui uma extensão no território indígena Córrego Seco.
 


› FONTE: Agecom