Ao som de palmas, gritos de euforia, lágrimas de alegria e muita vibração, assim, a equipe Rede Municipal de Ensino de Aquidauana assistiu presencialmente o anúncio inédito de duas grandes conquistas para a cidade na solenidade de premiação do Prêmio Escola Destaque, realizado pelo Governo do Estado.
Na tarde de ontem, 11, na sede da UEMS foram anunciados os vencedores do prêmio. A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na Aldeia Água Branca, conquistou o 1º lugar no ranking geral. Além dela, outras três unidades municipais também figuraram entre as melhores: 24º lugar – Escola Polo Pantaneira; 27º lugar – Centro Municipal de Alfabetização Emília Alves Nogueira; e 33º lugar – CMA Rotary Club.
O esforço e dedicação das equipes de gestão e pedagógicas aliado aos investimentos financeiros e estruturais feitos na Rede Municipal nos últimos oito anos e que, a atual gestão vem dando continuidade, foram reconhecidos com a classificação das 04 escolas municipais, premiadas no Prêmio Escola Destaque.
O evento contou ainda com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do secretário de Estado de Educação - Hélio Queiroz Daher, além de prefeitos das cidades premiadas, deputados estaduais, deputado federal e secretários municipais.
O prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, também celebrou a conquista. “A premiação das nossas escolas é motivo de muito orgulho para Aquidauana. Esse reconhecimento comprova que estamos no caminho certo, investindo em uma educação pública de qualidade, que garante oportunidades reais de alfabetização e aprendizado para nossas crianças. Parabenizo todos os professores, gestores escolares, alunos e suas famílias por esse grande resultado”, destacou o prefeito.
A delegação de Aquidauana presente na premiação vibrou a cada classificação anunciada e junto dos educadores aquidauanenses estavam também: a secretária municipal de Educação - Wilsandra Beda, secretária municipal de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga, equipe pedagógica da SEMED, professores, diretores e alunos da Rede Municipal de Ensino, Profª Gleide Godoy - coordenadora regional de Educação, o professor Josué Cabral - adjunto da Coordenadoria Regional 1, a professora Tânia Maria Costa Marques - articuladora regional e a professora Sônia Alessandra Barata.
Para a secretária municipal de Educação, Wilsandra Beda, o resultado é reflexo da dedicação coletiva. “Esse reconhecimento é resultado do empenho dos gestores, professores e alunos, que acreditam na força da educação como caminho para transformar vidas. Estamos orgulhosos de ver nossas escolas entre as melhores do Estado em alfabetização”, afirmou.
Criado em 2023, o Prêmio Escola Destaque é uma iniciativa do Governo do Estado que reconhece e valoriza o trabalho das escolas públicas que mais se destacam na alfabetização de seus estudantes, com base nos resultados do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e no Idams (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul). Neste ano, 36 escolas foram contempladas em todo o Estado, cada uma recebendo R$ 80 mil em premiação.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou a relevância do avanço educacional no Estado e, também, fez questão de destacar a presença indígena na conquista de Aquidauana.
“Fico orgulhoso em ver a comunidade indígena de Aquidauana sendo representada nesta evolução educacional. Mais feliz ainda de ver o crescimento do nosso índice: hoje somos o segundo estado que mais cresce nos indicadores positivos de educação. Esse é o resultado do trabalho de uma equipe comprometida e responsável na condução das políticas públicas. Precisamos estar atentos desde o início, já na educação infantil, para que possamos continuar crescendo ainda mais”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O Prêmio Escola Destaque reforça a importância do trabalho desenvolvido pelas redes municipais e estaduais para o fortalecimento da aprendizagem e da alfabetização em Mato Grosso do Sul.
› FONTE: AGECOM