Ontem à noite, 21, o Projeto Patrulha Mirim, desenvolvido pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o 7º Batalhão de Polícia Militar, promoveu uma programação especial com as 55 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. A atividade fez parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Durante o encontro, os jovens da Patrulha Mirim realizaram apresentações sobre o tema, reforçando a importância do respeito e da proteção às mulheres. O evento também contou com a participação do grupo de teatro da Escola Estadual Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, de Anastácio, que apresentou um musical voltada para a reflexão sobre o enfrentamento à violência doméstica.
A programação reuniu diversos segmentos mobilizados na causa, dentre eles, o projeto Quebrando o Silêncio, da Igreja Adventista do 7º Dia e o Ministério de Motociclistas Adventistas.
Dentre o público presente estavam, o secretário de Assistência Social - Clériton Alvarenga; Josilene Rosa - supervisora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres; Defensora Pública - Janaína de Araújo Sant’Ana; Sgt. Nádia Martins do Programa Mulher Segura (Promuse) da Polícia Militar; Drª Isabelle Sentinelo - Delegada de Atendimento à Mulher; comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Willian Silva Nascimento; e Coordenador do Núcleo de Emprego e Renda, Kleber Gaeta e o pastor Robison.
Além das apresentações, o evento contou com falas importantes de autoridades e profissionais da rede de proteção: Josilene Rodrigues Rosa, supervisora municipal, destacou a relevância das campanhas municipais, estaduais e nacionais no enfrentamento à violência contra a mulher, ressaltando que a mobilização integrada fortalece a prevenção e o acolhimento.
A psicóloga Letícia Panachuki falou sobre o Agosto Lilás com ênfase na Lei Maria da Penha e, ainda, explicou os diferentes tipos de violência, chamando atenção para a necessidade da denúncia.
A delegada Isabelle Sentinelo, da Delegacia de Atendimento à Mulher, apresentou como funciona o atendimento especializado na unidade e reforçou as competências da delegacia enquanto parte fundamental da rede de proteção.
O coordenador do Núcleo de Emprego e Renda, Kleber Gaeta, falou sobre a importância da geração de renda por meio de cursos de capacitação e do encaminhamento dos cidadãos para a Casa do Trabalhador.
Já a Sgt. Nádia Martins apresentou as ações do Programa Mulher Segura (Promuse), destacando o trabalho de monitoramento das vítimas de violência e o acompanhamento das medidas protetivas
Os integrantes da Igreja Adventista, por meio do projeto Quebrando o Silêncio, ressaltaram a importância de mobilizar a sociedade em campanhas educativas que incentivem a denúncia e a prevenção da violência doméstica.
O secretário de Assistência Social, Clériton Alvarenga, destacou a relevância do trabalho de conscientização realizado com as crianças. “Eventos como este contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados no respeito e na valorização da vida das mulheres”, afirmou.
A coordenadora do Projeto Patrulha Mirim, Márcia Tozani e o monitor do projeto PM Gilmar, agradeceram o apoio da Prefeitura, do comando do 7º BPM e do CPA 3, representado pelo coronel Anderson Resende, ressaltando a importância de iniciativas que formam crianças e adolescentes como multiplicadores de conhecimento e agentes de mudança.
› FONTE: Agecom