Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após morte por choque elétrico, Energisa alerta sobre cuidados em temporais

Publicado em 22/03/2024 Editoria: Região


Leonardo Moreira mexia no celular enquanto ele carregava e foi atingido por uma descarga elétrica 
 
Após a morte de Leonardo Moreira de Paula, de 33 anos, na cidade de Água Clara, a 193 km de Campo Grande, a Energisa reforçou os cuidados necessários durante temporais. O homem mexia no celular enquanto ele carregava e foi atingido por uma descarga elétrica na tarde desta quinta-feira (21).
 
A concessionária ressalta que é necessário evitar ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos. Com inúmeros alertas do Inmet (Instituto de Nacional de Meteorologia), a empresa afirma que já disponibilizou equipes e reforçou o alinhamento de informações com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul) e Defesa Civil.
 
Segundo o gerente de operação da concessionária, Helier Fioravante, para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e usar o celular apenas em casos de emergência. Ele acrescenta que cabos partidos nas ruas e calçadas não devem ser tocados em hipótese alguma.
 
“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais.”
 
Ele também destaca que, quem estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare o carro embaixo de árvores. A recomendação é estacionar em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos.
 
 
“Permaneça no veículo até o tempo ruim passar. Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.”
 
 
Leonardo Moreira de Paula em foto publicada em redes sociais. (Foto: Redes sociais)
Caso - A mãe de Leonardo contou para a polícia que o filho estava deitado no chão, próximo a uma cama, e mexia no celular enquanto o aparelho carregava na tomada, por volta das 13h de ontem. No momento, a tempestade que atingiu a cidade gerou descarga elétrica e o rapaz foi atingido.
 
O peão foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu. O caso foi registrado como morte a esclarecer, na Delegacia de Polícia Civil de Água Clara.
 
O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, conhecia a família e o peão. Pelas redes sociais, lamentou o ocorrido. "A quinta-feira foi de notícias tristes e entre elas a morte de um jovem peão de rodeios em touro que sempre participava das nossas cavalgadas. Leonardo Moreira de Paula tinha 33 anos. Que Deus conforte o coração de todos".
 
Ele ainda deixou um alerta sobre uso de celulares em dias de chuvas intensas "Fica o alerta para que não usem o celular quando estiver ligado na tomada de energia. Principalmente quando estiver chovendo", disse. 

 



› FONTE: Campo Grande News