Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Realizada em Aquidauana 1ª Mostra de Economia Criativa do Paxixi

Publicado em 16/03/2024 Editoria: Turismo


Artesanato oriundo da cultura indígena, produtos naturais, pintura em tela e alimentos pantaneiros foram destaque no Distrito de Camisão, em Aquidauana

Com mais de 30 expositores, o Sebrae/MS e a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), realizaram a 1ª Mostra de Economia Criativa do Paxixi, entre os dias 9 e 10 de março, no Distrito de Camisão, em Aquidauana. Os visitantes puderam conhecer o que a região tem a oferecer em artesanatos indígena e regional, produtos naturais como óleos essenciais e velas, pintura em tela, doces, geleias e cachaça artesanal, além das experiências turísticas.

O evento também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur); Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Cooperativa dos Produtores de Orgânicos e Agroecológicos de Mato Grosso do Sul (Coopernatu) e ocorreu de forma simultânea ao 3º Desafio do Morro do Paxixi 2024, uma corrida para amantes do esporte.

O distrito de Camisão, em Aquidauana, está entre o Cerrado e o Pantanal e apresenta diversas belezas naturais, por isso é um local que favorece o desenvolvimento sustentável do ecoturismo. De forma geral, o evento foi uma grande vitrine do que a região tem a oferecer. “A 1ª Mostra de Economia Criativa do Paxixi vem para consolidar o trabalho feito ao longo de um ano pelo Sebrae, para fazer com que o destino se preparasse para atender os turistas”, comenta o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.

No cenário em que o setor turístico do Distrito de Camisão está se consolidando, a presidente da Aecopaxi, Miriam Aveiro, explica que o encontro desses empreendedores contempla novas oportunidades para o desenvolvimento territorial da cidade. “A associação avalia positivamente o resultado da 1ª Mostra de Economia Criativa do Paxixi. No encontro de vários artesãos, produtores e parceiros em prol do turismo sustentável e de proximidade, vemos o potencial de Camisão e da região sendo contemplados”.

A titular do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, Claudia de Medeiros, expôs na mostra a tradicional faixa pantaneira, e reforça a importância de eventos desse cunho para os empreendedores e para o Distrito. “Esse evento é importante pela troca de experiências, para conhecer as nossas riquezas aqui de Camisão, os grupos locais, os parceiros. Camisão está passando por uma nova roupagem, então esse momento é importante para que a gente se situe nele e possa prosperar junto”, pontuou.

Outro expositor foi o empresário Adelino Gama de Arruda, que empreende há oito meses com a venda da pururuca pantaneira em Aquidauana. “É muito importante participar desses eventos, a gente mostra que nós estamos aqui, com o segmento da pururuca. Tem pessoas que vêm de fora e ainda não conhecem, então estão passando a conhecer. Para nós está sendo fantástico, está abrindo portas”, celebrou.

Com o objetivo de dar visibilidade aos empreendedores da economia criativa e agroindústrias com produtos feitos no bioma ou que utilizam insumos pantaneiros, o Sebrae/MS criou o selo “Made in Pantanal”. Dentre os empreendedores que participaram da 1ª Mostra de Economia Criativa do Paxixi, a artesã Janir Gonçalves Leite é uma das que possui o selo e marcou presença com as peças de cerâmica indígena decorativa que representam a fauna e flora pantaneira.

A empreendedora, que é da etnia Terena e vem da aldeia Taunay/Ipegue, em Aquidauana, destaca que o evento foi uma oportunidade de expor seus produtos. “Sou muito grata por ter sido convidada, só o fato de estar aqui é uma gratidão enorme. Eu venho com o selo Made in Pantanal, então as pessoas olham para gente com um olhar diferente, porque elas olham o produto e percebem que você também teve uma orientação”, afirma Janir.

 



› FONTE: SEBRAE MS