Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana presente na 4º Conferência Nacional de Cultura

Publicado em 14/03/2024 Editoria: Arte e Cultura


Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Nacional de Cultura, aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, de 04 a 08 de março.

Foram cinco dias de conferência, com diversos debates, grupos de trabalho e, também, foram definidas pelos delegados e delegadas, as 30 propostas prioritárias, dos seis eixos temáticos.

Aquidauana esteve representada na conferência com a participação dos delegados eleitos Pedro Luiz Gomes Lulu e Mayara Firmo Martins. Os aquidauanenses, junto com os delegados de MS, puderam vivenciar de perto como é feita uma conferência nacional e expor ideias e sugestões que traduzem os anseios dos produtores de cultura da região pantaneira, indígena e local.

O secretário de Cultura e Turismo, Youssef Saliba, destacou a importância da participação de Aquidauana nesse momento “que é de discutir e construir a política cultural de forma colaborativa e ouvindo a realidade dos municípios”.

As propostas elencadas na conferência serão encaminhadas aos conselhos municipais, estaduais e do Distrito Federal, pontos de cultura, além de delegados e secretarias estaduais e municipais de Cultura. As propostas servirão para o Ministério elaborar, em conjunto com a sociedade civil, o novo Plano Nacional de Cultura.

A etapa nacional debateu seis eixos indicados pelo Ministério da Cultura, sendo eles: Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 - Direito às Artes e Linguagens Digitais.



› FONTE: AGECOM