Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Segurança: Seminário reforça integração e trabalho em favor da sociedade

Publicado em 29/02/2024 Editoria: Região


Perita papiloscopista Danielle Bueno, do Sinpap/MS e delegado André Matsushita, da Adepol-MS

Perita papiloscopista Danielle Bueno, do Sinpap/MS e delegado André Matsushita, da Adepol-MS

Evento contou com efetiva participação dos peritos papiloscopistas e demais setores categorias da segurança pública

Trabalhar em conjunto com ajuda mútua entre todos os setores contra o crime e em favor da sociedade. Esta foi a síntese do primeiro seminário "Diálogos Institucionais de Segurança Pública", realizado no sábado passado (24/02) em Campo Grande.

O evento reuniu delegados de polícia civil e peritos papiloscopistas para discutir e debater leis e diretrizes em segurança pública, buscando fortalecer a relação dos trabalhadores para garantir a melhoria constante dos serviços de segurança pública à sociedade.

Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Delegados de MS (Adepol-MS), André Matsushita, fez um discurso contundente em favor da integração e condenando ações que promovem a divisão interna, prejudicando o ambiente de entrega da prestação de servicos para a comunidade. "Fizemos concursos para garantir segurança à população e esta é nossa missão. É inadmissível que pessoas ou grupos remem contra este propósito, pois atrapalha o trabalho contral o inimigo comum, que é o combate ao crime", afirmou o presidente.

Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), agradeceu a presença e participação de todos e todas no evento, ressaltando o apoio da Adepol na efetivação do seminário. Ela destacou a importância do trabalho do perito papiloscopistas no trabalho de segurança pública, salientando que o seminário era alusivo ao dia da categoria, celebrado em 5 de fevereiro. "Somos unidos e comprometidos com o trabalho e estamos muito felizes pelo apoio e compromisso pela integração para a melhoria da missão de todos para a segurança pública", assinalou.

O seminário foi idealizado pelo Sinpap/MS e realizado de forma conjunta com a Adepol/MS, sendo aberto também para outras corporações do sistema de segurança. A organização do evento comemora o sucesso de sua realização, porque contou com a participação de mais de 200 pessoas, nas modalidades presencial e virtual.

Entre os temas abordados e debatidos durante o sábado passado, estiveram em pauta o atendimento a locais de crimes pelas forças de segurança pública; a análise do artigo sexto do Código Penal à luz do princípio da eficiência; o exame prosopográfico (comparação facial humana) com seus aspectos legais, jurídicos e técnicos; o perito papiloscopista no contexto da perícia oficial; e a atuação do núcleo de perícias papiloscópicas no auxílio da investigação criminal no MS.

Inclusão – Além das palestras abordando temas operacionais e seus aspectos, o seminário teve também um olhar para a inclusão. Uma das palestras do seminário vai enfocar a segurança pública e os Transtornos do Espectro Autista (TEA), enfatizando a necessidade de capacitação dos agentes para a eficiente prestação do serviço público.