Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Polícia Civil deflagra operação para combater furto de energia em cidade de MS

Publicado em 28/02/2024 Editoria: Polícia


Na manhã de ontem, 27/02, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Rio Verde, com apoio da empresa ENERGISA e da Unidade de Perícias deflagrou operação para identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios.Cerca de seis imóveis foram vistoriados, sendo constatadas fraudes pela perícia. 
 
Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por furto de energia elétrica e furto mediante fraude. Essa prática criminosa pode causar acidentes fatais, além de provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.
 
Outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionado mensalmente aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas, que chegam a R$ 175 milhões, no Mato Grosso do Sul e que encarecem a conta em até 10%, conforme autorização da agência reguladora do setor, a Aneel.
 
As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível à interrupções e oscilações de energia.