Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Escola em aldeia está fechada e indígenas protestam por volta às aulas

Publicado em 14/08/2023 Editoria: Educação


A escola é a única municipal na comunidade Lalima e atende cerca de 360 estudantes das 620 famílias
 
A Escola Municipal Indígena Polo Presidente João Figueiredo, na Aldeia Lalima, no município de Miranda, está fechada desde a última quarta-feira (9). Conforme relato de indígena que mora na comunidade, servidores e pais de alunos lideram o fechamento do local. A instituição atende cerca de 360 crianças.
 
A Aldeia Lalima, que fica a 40 km do Centro de Miranda, tem cerca de 640 famílias e a escola é a única municipal da comunidade. Ainda segundo o relato do indígena, ele não entende o motivo e o que as pessoas que fecharam a escola querem. "Um pequeno grupo fechou e não abriu mais", disse.
 
Uma mulher que vive na comunidade e também não quis se identificar ressaltou que os pais e alunos estão revoltados com a situação. "Os alunos estão sendo impedidos de entrar na escola. O grupo é liderado por alguns professores que não concordam com a nova Coordenação da escola", contextualizou.
 
Na última sexta-feira, pais e alunos realizaram manifestação em frente à escola com cartazes. Esta não foi a primeira vez que houve protesto neste ano. Em maio, responsáveis pelas crianças fizeram manifestação em frente à Prefeitura Municipal. A principal reivindicação dos indígenas é a conclusão das obras da escola.
 
Em nota, a Prefeitura de Miranda, por meio do chefe de gabinete, Michel Roger Freddi, informou que entrou em contato com representante da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) no município. Ele também disse que "o problema será resolvido amanhã com apoio da Polícia Federal". 


› FONTE: Campo Grande News