Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

IFMS abre mais de 1,7 mil vagas no ensino técnico integrado

Publicado em 08/08/2023 Editoria: Educação


Edital com todas as regras do processo seletivo está publicado. Prazo de inscrições começa na sexta-feira, 11

 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira, 7, o edital de abertura do Exame de Seleção 2024, com a oferta de 1.784 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O prazo de inscrições será aberto na próxima sexta-feira, 11.

Os cursos são gratuitos e oferecidos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

São 11 opções: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

No ensino técnico integrado o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Os cursos têm duração de três anos. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Para participar do Exame de Seleção e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Todas as regras e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 062/2023.

Confira mais informações no hotsite do Exame de Seleção 2024!

Ação afirmativa (cotas) - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente o edital de abertura.

Inscrições - Poderão ser feitas a partir de sexta-feira, 11, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O valor da taxa é de R$ 20.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9º ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deverá ser feito entre 11 de agosto e 27 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item &39;Isento&39; no campo &39;Forma de Inscrição&39; no sistema da Central de Seleção, devendo ser anexado o documento comprobatório.

As inscrições para o Exame de Seleção 2024 terminam em  8 de outubro.

Prova - Será aplicada no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital.

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção e a primeira chamada sejam publicados no dia 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame pode ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.



› FONTE: Assessoria de Comunicação Social do IFMS