Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Escola de Aquidauana promove Semana dos Povos Originários

Publicado em 10/04/2022 Editoria: Arte e Cultura


A Escola Municipal Erso Gomes promove um grande projeto interdisciplinar, no período de 04 a 13 de abril, denominado de “Semana dos Povos Originários”, que tem por objetivo reconhecer os povos originários na formação da sociedade brasileira, a pluralidade étnica e suas contribuições e é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
 
O projeto tem como justificativa a missão acentuada da escola em papéis fundamentais na sociedade, das quais socializar e democratizar o acesso ao conhecimento, bem como, promover a construção ética e étnica no espaço estudantil, que são importantes pilares na formação de pessoas conscientes, criticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
 
Durante essa sexta-feira, (8), foram realizadas diversas palestras e apresentações culturais, na quadra da escola, com a participação dos alunos, autoridades e convidados. Um dos palestrantes foi o Professor Doutor Wanderley Dias Cardoso, que falou sobre a presença dos povos originários na formação da sociedade brasileira.
 
 
Também teve a participação das escritoras Bianca Resende e Marina Torrecilha, autoras do livro do livro: A Guerreira Potira. Elas fizeram a doação de livros de literatura indígena e mais R$ 500 para a escola. Finalizando as palestras, as professoras mestres Nilza Leite Antônio e Cledeir Alcântara Pinto e o Prof. Dr. Wanderley Dias discorreram sobre o tema: A Literatura Indígena.
 
Na área cultural, os alunos e convidados puderam assistir às apresentações: da dança “Hiyokena Kipâie”, pelas integrantes da aldeia Aldeinha de Anastácio e organizada pelo professor José Machuca de Andrade; dança tradicional Terena masculina: “Kipaexoti”, conhecida popularmente como a dança do bate pau. 
 
A programação do projeto escolar prossegue nos dias 12 e 13 com a realização dos jogos interativos entre a Escola Erso Gomes e a Escola Municipal Indígena Lutuma Dias, apresentação e leitura de contos e lendas e rodas de contação dos mitos indígenas por anciãos da Aldeia Limão Verde e, por fim, a degustação de comidas típicas.
 
A responsabilidade da elaboração e execução do projeto “Semana dos Povos Originários”, da Escola Municipal Erso Gomes foi conjunta, ou seja, envolvendo a direção, coordenação, professores, funcionários e alunos.
 
Em nota, a direção da Escola Municipal Erso Gomes agradece aos parceiros na realização do projeto: Prefeitura Municipal de Aquidauana, Secretaria Municipal de Educação de Aquidauana, Câmara Municipal de Aquidauana, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Agência de Comunicação de Aquidauana, Universidade Federal de MS, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Aquidauana, Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura e Câmara de Aquidauana, professores do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, funcionários e alunos da Escola Erso Gomes, Projeto a Guerreira Potira e Escola Municipal Indígena Lutuma Dias, equipe de dança da aldeia Aldeinha de Anastácio, ceramistas da aldeia Cachoeirinha de Miranda, artesãos indígenas, professores, mestres  e doutores indígenas.
 
 
 


› FONTE: Agecom