Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana apresenta baixo índice de contaminação do Aedes

Publicado em 23/03/2022 Editoria: Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana, por meio da equipe de Controle de Vetores terminou esta semana, o trabalho de Levantamento do Rápido Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). 
 
O LIRAa é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. 
A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). 
 
Esta ação é realizada no início de cada ciclo e os locais (quarteirões), que são visitados no município pela equipe de vetores, é feito um registro por meio de um programa especifico do Ministério da Saúde. 
 
Em Aquidauana, o resultado geral desse trabalho foi abaixo de 1%, índice este recomendado pelo Ministério da Saúde. Atualmente no município tem 17 casos notificados e apenas três confirmados, sendo entre os confirmados dois casos de dengue e um de febre de Chikungunya.
 
De acordo com Sebastião Marques, coordenador municipal de Controle de Vetores de Aquidauana, este resultado obtido só foi satisfatório e possível de ser alcançado graças ao apoio da população, que tem colaborado com as ações de enfrentamento ao combate do Aedes Aegypti. 
 
“Atitudes como: evitar água parada em casa, tambores ou caixas d’agua tampadas e limpeza periódica do bebedouro do seu pet, são pequenas ações se tornam grandes quando feitas por toda a sociedade”, destacou Sebastião.
 
Os locais já visitados em Aquidauana foram: Centro, Vila Paraíso, Colônia Buriti, Vila Pinheiro, Jardim Aeroporto, Dona Nenê, Guanandy, Serraria, Vila Trindade, Nova Aquidauana, Cidade Nova, Santa Terezinha, São Cristóvão, São Pedro, Vila Popular e bairro Alto.
 
 


› FONTE: AGECOM