Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauanense assume cadeira na Academia de Letras do Brasil em MS

Publicado em 13/02/2022 Editoria: Arte e Cultura


A Academia de Letras do Brasil (ALB) foi fundada em 25 de julho de 1987, na cidade de Brasília, onde tem sede e foro, é uma sociedade civil de fins culturais, de âmbito nacional e de duração indeterminada, que tem por fim promover a criação literária e estimular a divulgação da Literatura Brasileira. 
 
A entidade tem como fundadora Maria Helena Sarti, (Nena Sarti), professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação (aposentada). Escritora, Poeta, Declamadora Performática. Formada em Letras pela UCDB. Cursos de Extensão Literária (UCDB, FUNDAC e UFG); Presidente das Academias de Letras do Brasil do Mato Grosso do Sul – Cadeira nº. 01 e de Campo Grande – Cadeira nº. 18; Secretária da Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul – AFLAMS – Cadeira nº. 02; Secretária da Associação Internacional de Poetas; Diretora Executiva da Academia Luso-Brasileira de Artes e Poesias – Brasil (Virtual) – Cadeira nº. 11. Embaixadora Universal da Paz pela França e Suíça. Cinco Livros Solo, 23 Antologias e Coletâneas, 03 Títulos de Comendadora – Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Brasília.
 
A entidade se reuniu na última quinta-feira (10) para em ato solene empossar novos imortais, entre eles a aquidauanense Helena Karavassilakis Uzun, que passa a ocupar a Cadeira de nº 5 cujo Patrono é Euclides da Cunha. “Estou muito orgulhosa por representar minha querida Aquidauana na ALB”, disse Helena Karavassilakis ao Portal de Aquidauana.
 
 
Nascida em Aquidauana, Helena Karavassilakis Uzun é mestranda na Universidade Estadual dd Maringa (PR), Especialista em Música Brasileira- Etnomusicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG), Bacharél em Música pela FAAM (São Paulo).
 
Ela tem atuação ativa em voluntariado junto à comunidade e a UFMS, Pianista, Educadora Musical, Regente de Coros, proprietária na Escola de Música Amadeus Mozart, há 32 anos inserida no mercado musical de Mato Grosso do Sul. 
 
Além ainda autuação como pesquisadora, Helena Karavassilakis Uzun, tem vários artigos publicados sobre os mais variados temas.
 
A ALB Seccional de Campo Grande em Mato Grosso do Sul segundo Maria Helena Sarti tem como finalidade divulgar a cultura literária e cultural na região,: registar, difundir, preservar e estimular a cultura como um todo, a história e as realizações literárias do município; divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas , residentes e/ou com estreitos laços com o município; incentivar e desenvolver atividades culturais e sociais; apoiar a criação, ampliação e melhoramento de acervos bibliográficos de bibliotecas municipais e estaduais; planejar e promover ações integradas de cultura, através da congregação das lideranças comunitárias.