Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SESAI tem dificuldades em estabelecer prevenção em aldeias de Aquidauana

Publicado em 21/07/2020 Editoria: Saúde


Em parceria, Prefeitura de Aquidauana fortalece ação da Saúde Indígena  
 
A Saúde de MS precisa atentar para a realidade da disseminação do coronavírus nas aldeias de Aquidauana e também em Miranda. Um trabalho eficiente de contenção para dar suporte a esta comunidade precisa mais do que nunca ser priorizada. 
 
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo jeito está sem condições financeiras ou técnica-administrativa para socorrer a população indígena.
 
A Saúde de Aquidauana está desenvolvendo esforços para atender os casos na zona urbana, pois há suspeitos e contágios confirmados em diversos bairros e além disso também priorizou estratégias para atender os casos que estão ocorrendo nas aldeias da comunidade Terena.
 
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) descentraliza as ações propiciando autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), entre eles o de Mato Grosso do Sul cujo coordenador está de atestado por 60 dias e a comunidade se sente abandonada.
 
Na realidade as coisas não ocorrem desta forma, os Pólos-Base que se constituem na primeira referência para os que atuam nas aldeias, tem sérios problemas na gestão da saúde indígena. Em Aquidauana, segundo informações, apenas um médico para atendimento e duas enfermeiras e eles ainda enfrentam problemas com carro para deslocamento. 
 
Lideranças indígenas estão clamando por socorro ao prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro que está empenhado em auxiliar através da Saúde do Município.
 
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana já está com equipes atendendo 24 horas por dia, em escalas, fazendo testagens na população que reside na área urbana e dando suporte à equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) nas aldeias de Aquidauana, com logística para transporte dos pacientes e envio das amostras coletadas nas aldeias para o Lacen, distribuição de EPIs (máscaras, álcool, luvas e outros).
 
Com suporte das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, está sendo montado estrutura para auxiliar no isolamento dos casos positivos dentro das aldeias, utilizando os espaços das escolas municipais indígenas, que estão sendo adequadas para o isolamento dos pacientes positivos que não precisarem de internação hospitalar.
 
Dos 69 casos ativos de contágio pelo coronavirus, 6 estão hospitalizados e todos são indígenas. O médico da SESAI – Dr. Elton usa emissoras comunitárias das aldeias para conversar com a população indigena. “Ontem nós tivemos que pedir apoio da polícia para conter aglomerações na aldeia e muita gente ainda está se deslocando para compras no distrito de Taunay ou mesmo em Aquidauana. Não se descarta um lockdown e 4 agentes de saúde foram afastados por suspeita de contágio e há mortes”, esclareceu o médico.
 
 
Os pacientes estão sendo atendidos no Hospital Regional Estácio Muniz sendo que um deles ocupa leito na Unidade de Terapia Intensiva do estabelecimento de saúde (UTI). "Mesmo existindo um departamento voltado para saúde indígena no Ministério da Saúde, já estamos atuando em nossas aldeias para evitar a expansão da doença, que por sua letalidade, pode ceifar vidas e precisamos da ajuda de todos. É importante manter as regras de prevenção, uso de máscara, higiene das mãos e o distanciamento social. Temos fé que com trabalho e apoio da comunidade vamos vencer a guerra contra a COVID-19", disse o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro.