Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SESAI e DSEI foram informados de casos em Aquidauana e Miranda

Publicado em 16/07/2020 Editoria: Saúde


As informações que circulam a respeito do comportamento da SESAI e DSEI não são as melhores.

Temos o maior interesse em divulgar os detalhes em relação as ações de prevenção nas aldeias e o que vemos são lideranças isoladas se sacrificando para proteger a comunidade, colocando a própria vida em risco. 

Embora eles, os indígenas recebam o apoio da Prefeitura de Aquidauana, através da Saúde é preciso medidas urgentes e efetivas para proteção da população indígena de nossa região incluindo ainda Nioaque e Dois Irmãos do Buriti.

No caso da mulher indígena que testou positivo em Aquidauana a Secretaria Municipal de Saúde informou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) sobre o caso para que medidas necessárias sejam tomadas e que o monitoramento seja efetivo e eficiente. "Ainda não se sabe quais foram as providências".

Na terça-feira, lamentavelmente um paciente contaminado pelo coronavirus foi socorrido em uma aldeia de Aquidauana na região do primeiro caso de contágio e o paciente chegou sem vida ao Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz.

Trata-se de um homem de 40 anos, hipertenso e obeso. O corpo foi liberado ontem (15) para o sepultamento.

Sem velório, o corpo foi transportado direto do hospital para o cemitério, seguindo rigorosamente os protocolos da Vigilância em Saúde e do Ministério da Saúde para se evitar a disseminação da COVID-19.

Nesta final da manhã a Saúde de Aquidauana informou que o município notificou 444 possíveis casos de contágio pelo coronavirus, sendo que 344 já foram descartados. Infelizmente no Laboratório Central de Campo Grande 79 exames de pacientes de Aquidauana aguardam por resultados. Todo estão em isolamento familiar.

Aquidauana registrou 19 casos confirmados de contágio pelo coronavirus, sendo que 10 já estão recuperados. O triste é ter que informar que duas famílias choram por entes queridos cujas vidas foram ceifadas.

Através do Boletim Epidemiológico da SESAU atualizado às 12 horas desta quinta-feira (16) duas mortes foram confirmadas. O 1º óbito foi o do jovem acadêmico de 27 e o 2º deste indígena de 40 anos.

Importante ressaltar que os indígenas aldeados em Aquidauana circulam com liberdade total no município pois dependem do comercio local, de atendimento médico e também é na cidade que eles comercializam a produção agrícola das áreas indígenas.
 
Além destes fatos, temos também uma aldeia urbana que serve de ponto de apoio e abrigo para muitos indígenas, o que gera um ir e vir diário.
 
Neste caso é preciso que todos tomem os devidos cuidados de prevenção, principalmente a higiene das mãos, o uso de mascara e o distanciamento social.