Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

Depois da criação, estado de MS ganhou 24 municípios em 4 décadas

Publicado em 11/10/2020 Editoria: Cidade


Maioria das novas cidades surgiu na década de 80, anos depois da criação do Estado
 
Após a criação de Mato Grosso do Sul em 1977, nasceram mais 24 cidades no Estado nas últimas quatro décadas, chegando aos 79 municípios. A maioria foi na década de 80, com a expansão dos locais, que deixaram de ser distritos para ganhar independência econômica e administrativa.
 
Na divisão com Mato Grosso, o novo estado ficou com 55 cidades em seu território, mas após três anos da sua criação, começou o surgimento de novos municípios, entre eles Costa Rica, Douradina, Bodoquena, Itaquiraí, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.
 
Ainda na década de 80, foram criadas as cidades de Coronel Sapucaia, na região de fronteira, assim como Dois Irmãos do Buriti, Juti, Santa Rita do Pardo, Vicentina, Chapadão do Sul, Sonora e Paranhos.
 
A independência e autonomia de novas cidades continuaram na década de 90, com Nova Alvorada do Sul em 1991 e mais quatro um ano depois (1992). Entre elas Alcinópolis, Japorã, Laguna Carapã, e Novo Horizonte do Sul.
 
As duas últimas cidades a serem criadas em Mato Grosso do Sul foram Figueirão e Paraíso das Águas em 2003, no entanto esta última precisou passar por uma disputa judicial movido por Água Clara, que teve desfecho final em 2009, com decisão favorável para sua criação pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
 


› FONTE: Campo Grande News