Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Outubro começa com chuva e temperaturas mais amenas em MS

Publicado em 01/10/2026 Editoria: Meio Ambiente



Quinta-feira ainda terá possibilidade de tempestades, ventos fortes e granizo em diferentes regiões do Estado

 

Outubro começa com mudança no tempo em Mato Grosso do Sul, que deixa para trás o calor extremo e o tempo seco dos últimos dias. Nesta quinta-feira (1º), a chuva começa a perder força pelo sul do Estado, enquanto outras regiões ainda podem ter tempestades, raios, rajadas de vento e até queda pontual de granizo. Em Campo Grande, a máxima prevista para hoje é de 26°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a tendência é de redução das chuvas inicialmente nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, que abrangem municípios como Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Mundo Novo. Ainda assim, as demais áreas poderão registrar chuva e tempestades ao longo do dia.

Em alguns pontos, os volumes podem ser elevados, com acumulados superiores a 40 milímetros em 24 horas. Também há possibilidade de rajadas de vento acima de 60 km/h, principalmente em meio às instabilidades.

A mudança nas condições atmosféricas marca a transição de um período de calor intenso, baixa umidade e tempo predominantemente seco para um cenário de maior nebulosidade, chuva e temperaturas mais amenas. Os ventos sopram predominantemente do quadrante sul, com velocidades entre 40 e 50 km/h.

Na região Pantaneira e Sudoeste, as temperaturas máximas ficam entre 31°C e 35°C. Corumbá chega a 35°C, enquanto Miranda, Aquidauana e Bonito têm máximas de 31°C, 32°C e 32°C, respectivamente.

Nas regiões Bolsão, Leste e Norte, as máximas variam de 31°C a 36°C. Três Lagoas deve registrar 31°C, Paranaíba chega a 36°C, enquanto Aparecida do Taboado e Coxim têm previsão de 35°C.

Na Grande Dourados, a máxima prevista é de 27°C em municípios como Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Caarapó, Rio Brilhante e Maracaju.

No Cone-Sul, Ponta Porã, Amambai, Mundo Novo, Iguatemi, Eldorado e Sete Quedas devem ter máxima de 28°C, enquanto Naviraí chega a 27°C.

Já na região Sul, Nova Andradina tem previsão de 29°C, Ivinhema de 26°C, Angélica de 27°C e Batayporã, Anaurilândia e Taquarussu de 28°C.