Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana sedia Seminário Regional sobre políticas para mulheres

Publicado em 12/08/2026 Editoria: Inclusivo


A Prefeitura de Aquidauana sediou, na manhã desta terça-feira (11), o Seminário Regional do Fórum Permanente de Gestoras de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) – Região Pantanal/MS, realizado em alusão aos 20 anos da Lei Maria da Penha e em comemoração aos 134 anos de Aquidauana. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Aquidauana.
 
Encontro reuniu autoridades municipais, secretários municipais de Aquidauana e municípios vizinhos, gestoras, profissionais e representantes da rede de proteção para fortalecer o diálogo e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
 
O encontro teve como objetivo promover o diálogo, a reflexão e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres e ao enfrentamento de todas as formas de violência.
 
Realizado pelo Fórum Permanente de Políticas Públicas para Mulheres em Mato Grosso do Sul – Região Pantanal, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o seminário reuniu autoridades, gestoras, profissionais e representantes de instituições que integram a rede de proteção e atendimento às mulheres.
 
A abertura contou com a presença do prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, além de vereadores.
 
Também participaram da mesa de autoridades a subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres - Manuela Nicodemos Bailosa, que também foi palestrante; a supervisora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres - Josilene Rodrigues Rosa; a defensora pública da Comarca de Miranda - Maria Clara de Moraes Porfirio, palestrante; o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar – Ten. Cel. Wilian Silva Nascimento; a delegada da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher - Isabelle Sentinello; e a sargento Andreia Pereira de Souza, representante Corpo de Bombeiros de Aquidauana.
 
A programação contou com palestras e debates com a participação de Aparecida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres; coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião - subcomandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; Elaine Cristina Ishiki - delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul; Maria Clara de Moraes Porfirio -defensora pública da Comarca de Miranda; e Manuela Nicodemos Bailosa - subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul.
 
A mediação dos debates foi realizada por Wania Alecrim de Lima, gestora de Políticas Públicas para Mulheres de Corumbá e representante titular do Fórum das Gestoras da Região Pantanal.
 
A programação teve como um dos principais focos os 20 anos da Lei Maria da Penha, legislação que se tornou um marco na proteção e na garantia dos direitos das mulheres brasileiras, estabelecendo mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
Ao longo dessas duas décadas, a legislação contribuiu para fortalecer a rede de atendimento e proteção, ampliar o debate sobre a violência de gênero e reafirmar a responsabilidade do poder público e da sociedade na construção de ambientes mais seguros e igualitários.
 
Nesse contexto, o seminário foi realizado como um importante espaço para avaliar avanços, discutir desafios e fortalecer estratégias conjuntas de enfrentamento à violência contra as mulheres, especialmente considerando as particularidades e necessidades da região do Pantanal.
 
O painel temático reuniu especialistas e representantes de diferentes instituições em um amplo diálogo sobre políticas públicas para mulheres, estratégias de enfrentamento à violência e os avanços e desafios registrados após duas décadas da Lei Maria da Penha.
 
Ao final das exposições, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, ampliando o debate e possibilitando a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais e representantes dos municípios e instituições presentes.
 
Durante sua fala, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância da realização do seminário em Aquidauana e ressaltou o trabalho desenvolvido no município para fortalecer as ações de proteção às mulheres e o enfrentamento à violência.
 
“É muito importante a integração entre o poder público, as forças de segurança, a assistência social, a Justiça, a Defensoria Pública e os demais órgãos que atuam na rede de proteção, pois a união de esforços é fundamental para garantir atendimento, acolhimento e segurança às mulheres, principalmente, a fim de evitar que os casos se ampliem e aconteçam os feminicídios”, completou o prefeito Mauro.
 
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, também destacou as ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul no enfrentamento à violência contra a mulher, ressaltando os avanços alcançados, sem deixar de reconhecer os desafios que ainda precisam ser enfrentados para ampliar a proteção e garantir os direitos das mulheres.
 
A realização do seminário em Aquidauana demonstra que município está buscando o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e a construção de uma rede cada vez mais articulada e preparada para prevenir e enfrentar todas as formas de violência. 
 
"É uma alegria e uma honra para nossa cidade podermos sediar esse seminário regional. Aquidauana vem avançando muito nos últimos tempos nas políticas de atenção, cuidado e proteção das mulheres. Estamos comprometidos e acreditamos na força que a rede de proteção tem para ajudarmos ainda mais as mulheres", explicou Josilene Rosa, supervisora municipal em Aquidauana.
 
O encontro também marcou um momento de integração regional, reunindo diferentes atores envolvidos na defesa dos direitos das mulheres e reafirmando a importância da atuação conjunta para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária.
 


› FONTE: Agecom