Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PC realiza ação de conscientização e fiscalização durante evento em Aquidauana

Publicado em 08/06/2026 Editoria: Polícia


A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Equipe de Capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) de Campo Grande, realiza entre os dias 4 e 7 de junho uma ação de fiscalização, orientação e conscientização social no município de Aquidauana.
 
A atividade integra a Operação Mulher Segura, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
 
A mobilização ocorre durante o 10º Encontro de Relíquias, evento que reúne milhares de visitantes na cidade. Aproveitando o grande fluxo de público, a equipe policial desenvolve ações preventivas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de orientar a população sobre os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha.
 
Durante o evento, policiais civis distribuem materiais informativos e promovem diálogos com o público sobre as diferentes formas de violência doméstica, incluindo violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Também são prestadas orientações sobre os canais de denúncia e atendimento disponíveis às vítimas.
 
Paralelamente às atividades de conscientização, a Equipe de Capturas realiza fiscalizações estratégicas voltadas à segurança do evento e do público presente. A ação busca ampliar o acesso à informação, fortalecer a prevenção à violência contra a mulher e aproximar a Polícia Civil da comunidade, levando orientações e serviços à população em espaços de grande circulação.
 
As denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas de forma gratuita e anônima por meio do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou diretamente em qualquer unidade policial.