Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Associação Beneficente Mãos que Ajudam é declarada de utilidade pública municipal

Publicado em 25/05/2026 Editoria: Cidade


A Prefeitura de Aquidauana em parceria com a Câmara Municipal oficializou a sanção da Lei Ordinária nº 3.071/2026, que declara de utilidade pública municipal a Associação Beneficente Mãos que Ajudam.

Na noite de última sexta-feira, 22, aconteceu a solenidade de assinatura da sanção da referida lei, que é de autoria do vereador Juraci Jesus e aprovada pelos demais vereadores da Câmara Municipal. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Cívico-Militar CAIC Antônio Pace e reuniu autoridades municipais, representantes da associação, comunidade escolar e convidados.

A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, vereadores Everton Romero (presidente), Juraci Jesus e Valter Neves; presidente da Associação Beneficente Mãos que Ajudam - Marcos Neemias Vilalga de Brito; da diretora da Escola CAIC - Vanessa Macena; e do tenente José Eduardo Camargo Lemos, oficial de gestão escolar. Também estiveram presentes alunos, professores e membros da diretoria da entidade.

Durante a solenidade, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância do trabalho desenvolvido pela associação, especialmente junto às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

“É um trabalho sério, que transforma vidas por meio do esporte, da educação, da cultura e da inclusão social. A Prefeitura reconhece e valoriza iniciativas que fazem a diferença na vida das famílias aquidauanenses”, ressaltou o prefeito Mauro.

Os vereadores presentes também enfatizaram a relevância da atuação da entidade e o impacto positivo dos projetos desenvolvidos na comunidade.

A Associação Beneficente Mãos que Ajudam, com sede provisória na Rua Bernardino Lopes nº 625, atua no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de ações voltadas ao esporte, cultura, saúde e educação, proporcionando oportunidades para crianças, jovens e adultos.

Atualmente, a associação desenvolve importantes projetos sociais no município. Um deles acontece no Colégio Cívico-Militar CAIC Antônio Pace, com mais de 150 crianças matriculadas nas aulas de Karatê estilo Shotokan, oferecidas nos períodos matutino e vespertino. Outro projeto é realizado na Escola Municipal Erso Gomes, atendendo aproximadamente 50 crianças todas as quartas-feiras no período da tarde.

Além disso, a entidade mantém o projeto social “Vôlei para o Futuro”, com treinos realizados às sextas-feiras e sábados, das 17h30 às 19h, na quadra de areia do Poliesportivo e também na quadra de areia da Lagoa Comprida.

Com a aprovação da Lei Ordinária nº 3.071/2026, a Associação Beneficente Mãos que Ajudam passa a ser oficialmente reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, fortalecendo ainda mais o trabalho social desenvolvido em Aquidauana.

 



› FONTE: AGECOM