“Curupira – O Herói da Mata” será exibido no Cine Câmara em Aquidauana
Publicado em 27/04/2026
Editoria: Arte e Cultura
O Cine Câmara, em Aquidauana, recebe a exibição do filme sul-mato-grossense “Curupira – O Herói da Mata”, uma produção que valoriza o folclore brasileiro e destaca a importância da preservação ambiental.
Dirigido por Gustavo Santana, o longa apresenta a história do Curupira, um místico protetor da floresta que utiliza seus poderes extraordinários para enfrentar ameaças humanas e sobrenaturais em defesa de seu lar.
A narrativa ganha ainda mais intensidade quando uma corporação extraterrestre, liderada pelo bilionário Maun, planeja destruir o Pantanal para gerar energia, colocando o herói diante de um grande desafio.
Com elementos de aventura e fantasia, o filme é voltado para públicos de todas as idades e busca conscientizar, especialmente as crianças, sobre a importância da conservação ambiental.
Segundo o diretor, a proposta é utilizar um personagem popular do imaginário brasileiro para criar identificação com o público e fortalecer a mensagem ecológica.
A exibição do filme em Aquidauana representa mais uma oportunidade para o público conhecer e valorizar uma obra que celebra as tradições culturais brasileiras, ao mesmo tempo em que promove reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.
O Cine Câmara é desenvolvido com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de parcerias com o Instituto Curumins, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
O projeto vai transformar o Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana em um ambiente cultural acessível e acolhedor. “Vamos abrir a Câmara para que as pessoas possam assistir a um filme com estrutura adequada, tela grande e som de qualidade”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Everton Romero, que conta com o apoio dos demais parlamentares.
O filme será exibido em duas sessões na próxima quarta-feira (29).