Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Rota Blindada prende suspeitos de tráfico e expõe envolvimento de agentes

Publicado em 18/04/2026 Editoria: Polícia


A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (17), a segunda fase da Operação Rota Blindada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio e transporte de drogas, incluindo a participação de agentes das forças de segurança pública.

A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e resultou no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e treze de busca e apreensão em diferentes localidades de Campo Grande, Corumbá e no estado do Paraná.

As investigações tiveram início no fim de janeiro, após a apreensão de drogas em um galpão na região do Indubrasil, na Capital. A partir desse caso, a Polícia Civil identificou que o entorpecente teria saído de Corumbá e sido transportado por um policial penal, utilizando uma viatura oficial — prática conhecida como “frete seguro”.

A descoberta levou à primeira fase da operação, realizada em fevereiro, quando foram presos o policial penal e o responsável pelo galpão. Com o avanço das investigações, novos integrantes do grupo foram identificados, o que motivou a nova etapa da ofensiva.

Nesta fase, um suspeito foi preso em Corumbá, apontado como responsável pelo armazenamento da droga. Outro investigado foi capturado no Paraná, suspeito de recrutar o policial penal para o transporte. Em Campo Grande, outros cinco alvos foram presos, ligados à logística do esquema criminoso.

Durante o cumprimento de mandado em Corumbá, houve ainda uma prisão em flagrante por posse de arma de fogo. Um dos investigados segue foragido; na residência dele, os policiais apreenderam cerca de 2 quilos de cocaína e uma motocicleta.

Também foi cumprido mandado de prisão preventiva contra um policial militar, que já estava detido por outro crime. Há indícios de que parte da droga transportada não tenha sido totalmente apreendida na ocorrência inicial, levantando suspeitas de envolvimento do agente, que estava de folga na data.

Ao todo, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e um barco avaliado em cerca de R$ 400 mil. A operação contou com apoio de diversas unidades policiais, incluindo delegacias especializadas e equipes de outros estados.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer completamente o funcionamento da organização criminosa. Denúncias anônimas podem ser feitas via WhatsApp pelo número (67) 99995-6105.