Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Bombeiros reforçam alerta sobre riscos das águas de enchente

Publicado em 09/02/2026 Editoria: Cidade


Após dias de elevação no nível do Rio Aquidauana provocada pelo grande volume de chuvas na região, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) emitiu uma nota preventiva orientando a população sobre os riscos relacionados ao contato com as águas da enchente.

Nas últimas semanas, o município enfrentou pontos de alagamento, transbordamentos e a retirada preventiva de famílias em áreas ribeirinhas, exigindo a atuação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e demais órgãos de apoio. Mesmo com a redução gradual do nível do rio, os perigos ainda permanecem nas áreas atingidas.

De acordo com o CBMMS, as águas de enchente podem estar contaminadas por esgoto, lama e resíduos diversos, além de esconder perigos não visíveis, como objetos submersos e animais silvestres e peçonhentos, oferecendo sérios riscos à saúde e à segurança da população.

Entre os principais alertas, os bombeiros orientam que a população evite qualquer contato direto com a água da enchente e não permita que crianças brinquem ou circulem em áreas alagadas. A travessia de ruas, pontes ou estradas cobertas por água também deve ser evitada, mesmo quando a lâmina aparenta ser baixa.

Outro ponto de atenção é o risco de presença de cobras, jacarés, escorpiões, aranhas e roedores, que podem estar nadando ou escondidos sob a água, lama e detritos. O solo encharcado também aumenta o perigo de deslizamentos e desmoronamentos em encostas, barrancos e taludes.

Além disso, galhos, troncos, lixo e outros dejetos arrastados pela correnteza podem provocar acidentes e ferimentos. Caso seja necessário circular por áreas úmidas ou enlameadas, a recomendação é utilizar botas e luvas para reduzir o risco de contaminação.

O Corpo de Bombeiros também alerta para que a população não consuma água, alimentos ou utilize utensílios que tenham tido contato com a enchente sem a devida higienização.

Em casos de sintomas como febre, vômitos, diarreia, ferimentos ou picadas de animais após contato com a água, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

As autoridades reforçam que, mesmo com a tendência de baixa do Rio Aquidauana, a fase pós-enchente exige cuidados redobrados, prevenção e atenção constante, a fim de evitar novos acidentes e problemas de saúde.

 



› FONTE: JNE