Mais crítico, o nível do Aquidauana está estável em um trecho, e reduzido em outros
Cidades mais afetadas pelas chuvas intensas que começaram no último domingo (1º), Aquidauana, Coxim, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti e Rio Negro seguem lidando com os efeitos das cheias no Rio Aquidauana e Rio Taquari. Neste sábado (7), o trabalho das prefeituras é voltado principalmente aos ribeirinhos desalojados.
Em Aquidauana, o rio de mesmo nome chegou aos 8,43 metros nesta manhã, segundo o que a Defesa Civil Municipal divulgou. O nível é estável em relação a ontem (6). Por volta das 8h, mais uma família recebeu auxílio para retirar móveis e deixar provisoriamente uma residência localizada próxima ao rio. Subiu para 17 o número de atendidas.
Outros trechos do Rio Aquidauana, em Corguinho e em Palmeiras (distrito de Dois Irmãos do Buriti), estão mais baixos, de acordo com informações repassadas pelas prefeituras. Nessas cidades, além de apoio às pessoas afetadas, outros desafios serão reconstruir pontes e outras estruturas danificadas pela força da água.
Natural de Corguinho, mas morando em Campo Grande, o cartorário Edmar Matos, 57 anos, voltou à cidade natal nesta semana e se impressionou com o que viu. Ele enviou as fotos abaixo acima mostrando como ficou uma ponte próxima à MS-080, quando submersa (imagem da direita) e depois que a água baixou (imagem da esquerda). A mais recente foi tirada ontem.
Ele também mandou imagens comparando a situação do Balneário Municipal de Corguinho em novembro do ano passado, no início do período chuvoso, e ontem.
A água havia subido bem mais nesta semana em relação ao primeiro registro, mas baixou rapidamente. O vice-prefeito de Corguinho, Jeffer Aparecido Peres da Silva, está no local nesta manhã para avaliar a situação, e disse que visitará outros pontos da região.
Comparativo do Balneário Municipal de Corguinho e do nível do Rio Aquidauana em novembro do ano passado e os primeiros dias de fevereiro, após chuva intensa dar trégua (Fotos: Edmar Matos/Divulgação)
Em Rio Negro, pontes com estrutura sob suspeita foram liberadas para passagem ontem. Elas são a ponte do Rio Negro (na Estrada da Ponte Viva, Estrada da Ponta Nova e região do Assentamento Santa Rosa) e a ponte do Rio do Peixe, na região Alcantilado.
Decretos de emergência - As prefeituras de Aquidauana, Coxim, Rio Negro e Corguinho decretaram situação de emergência, medida que permite gastos extraordinários para reparar os danos causados pelo evento natural.
Segundo o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), a expectativa é que o Governo de Mato Grosso do Sul decrete situação de emergência também na próxima semana, para que os municípios possam receber mais apoio da esfera estadual..
› FONTE: Campo Grande News