Militares da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) participaram, nas últimas duas semanas, de uma instrução voltada à padronização e ao uso adequado das viaturas 4×4 da unidade.
O treinamento teve como principal objetivo capacitar o efetivo da DPA para conduzir todos os veículos disponíveis, com foco especial na preparação dos militares que irão atuar na Temporada de Incêndios Florestais de 2026.
A instrução abordou técnicas de direção, segurança operacional e cuidados que contribuem para a preservação das viaturas.
Segundo o subdiretor da DPA, major Teixeira, a iniciativa busca otimizar o desempenho dos veículos e reduzir o tempo de indisponibilidade para manutenção. “A instrução foi realizada para que consigamos usufruir o máximo do veículo, garantindo que ele funcione com segurança, diminuindo o tempo parado para manutenções e assegurando uma resposta mais eficiente e eficaz ao longo da temporada”, destacou.
Ainda conforme o major, a capacitação fortalece a atuação da diretoria não apenas durante o período crítico de incêndios florestais, mas também ao longo de todo o ano. “Essa preparação amplia nossa capacidade de atuação, principalmente ao trazer um foco multiplicador do conhecimento entre os militares, garantindo que estejamos sempre prontos para oferecer uma melhor resposta à sociedade”, concluiu.
A ação integra o planejamento estratégico do CBMMS para o enfrentamento aos incêndios florestais e reforça o compromisso da corporação com a prevenção, a segurança e a eficiência no atendimento às ocorrências ambientais.