Calendário de parcelamento segue sem alterações, primeira parcela vence dia 30 de janeiro
Os contribuintes sul-mato-grossenses têm até hoje (8) para aproveitar o desconto de 15% no pagamento à vista do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026. O prazo, que terminaria na última segunda-feira (5), foi prorrogado pelo governo do Estado após instabilidade no sistema de emissão dos boletos.
Em nota, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) informa que inconsistência técnica registrada durante a manhã de segunda-feira dificultou a geração do Daems (Documento de Arrecadação Estadual). Parte dos contribuintes não conseguiu acessar o sistema dentro do prazo previsto. “A prorrogação busca evitar prejuízos a quem tentou pagar o imposto com desconto”, diz o comunicado.
O calendário de parcelamento segue sem alterações. Para quem escolher esta opção, o decreto prevê o pagamento em até cinco parcelas mensais e iguais. As datas de vencimento foram fixadas em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026.
Este ano, cerca de 870 mil veículos estão incluídos na base de cobrança do IPVA em Mato Grosso do Sul. O valor mínimo do imposto é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.
O IPVA pode ser pago nas instituições financeiras credenciadas, por meio do Daems, disponível no portal da Sefaz, ou ainda pela Guia Única de Arrecadação do Detran-MS, quando emitida pelo órgão.
O decreto reforça que o não pagamento dentro do prazo implica cobrança de juros e multa, além de impedir o licenciamento, a transferência ou o registro do veículo. As regras valem para veículos registrados em todo o Estado.
› FONTE: Campo Grande News