Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana pode receber projeto que limpa fios soltos e irregulares dos postes

Publicado em 19/12/2025 Editoria: Cidade


O vereador Everton Romero, presidente da Câmara de Aquidauana, encaminhou solicitação à AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) para que o município possa receber o Projeto Limpa Fio, iniciativa já em andamento em Campo Grande.

A AGEMS respondeu favoravelmente à demanda, considerando a viabilidade de incluir Aquidauana nas próximas etapas do projeto piloto.

A AGEMS através do diretor presidente Carlos Alberto de Assis encaminhou ao parlamentar a devolutiva em relação a reivindicação.

O vereador celebrou a possibilidade de implantação da iniciativa, destacando que ela contribui para a segurança da população, evita incidentes e previne interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A proposta prevê a criação de uma força-tarefa envolvendo Prefeitura, Câmara, AGEMS e a concessionária Energisa.

O Projeto Limpa Fio é um projeto piloto, amplamente divulgado pela mídia, que avalia a viabilidade de atuação conjunta de diferentes instituições para enfrentar o problema dos fios soltos, irregulares e clandestinos nos postes de energia elétrica.

A AGEMS, no âmbito de um convênio com o Governo do Estado e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atua na fiscalização das concessionárias de energia em Mato Grosso do Sul. Neste ano, iniciou um processo de fiscalização do compartilhamento de infraestrutura de distribuição na Energisa MS, exigindo que a concessionária obrigue as empresas de telecomunicações a cumprir as normas de uso dos postes.

Como resultado, a AGEMS determinou à Energisa a elaboração de um Plano de Ação, acompanhado trimestralmente por dois anos, para verificar a eficácia das medidas adotadas e garantir que as empresas de telecomunicações utilizem os postes de acordo com as resoluções conjuntas da ANEEL e ANATEL.

Segundo a agência, o problema dos cabos soltos é nacional e ainda está em discussão em audiências públicas. A expectativa é que, com o aprendizado obtido em Campo Grande, a Energisa possa expandir o projeto para outros bairros e municípios do Estado, incluindo Aquidauana, promovendo mais segurança e ordem urbana.

 



› FONTE: Ascom CMA