A Aldeia Lagoinha, localizada na Terra Indígena Taunay/Ipegue, comemorou ontem, 04, seus 69 anos de história em Aquidauana.
Reconhecida pela sua relevância no contexto dos povos originários, a aldeia Lagoinha tem papel fundamental na economia local, contribuindo com a produção agrícola e artesanal, além de fortalecer a identidade cultural do município.
Na educação, a comunidade também se destaca pelo trabalho desenvolvido junto às crianças e jovens por meio das escolas existentes no território e dos projetos educacionais e socioambientais que ali são desenvolvidos, garantindo a preservação da cultura e o acesso ao ensino.
A celebração foi liderada pelo cacique Levison Vicente, contou com a participação do vice-cacique Galdino Gonçalves, do presidente do Conselho Tribal - Luiz Fernando Delfino e demais lideranças da comunidade, que receberam os convidados e mobilizaram a comunidade para uma programação especial, que teve início desde o dia 1° de dezembro.
As festividades começaram com o evento religioso “Lagoinha com Cristo”, conduzido pela Igreja Batista, sob direção do pastor Gilson Carlos Vertelino.
No dia 4 de dezembro, data oficial do aniversário, as comemorações foram marcadas por uma série de atividades. Logo pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Marcolino Lili e da Escola Estadual Pr. Reginaldo Miguel Hoyeno’ó participaram do desfile em homenagem aos 69 anos da aldeia. Em seguida, a comunidade se reuniu para um almoço de confraternização.
À tarde, foi realizada a Marcha Para Jesus, coordenada pelo professor Luiz Fernando Delfino, reforçando a união entre fé, cultura e comunidade. Encerrando a programação, à noite ocorreu o culto especial “Lagoinha com Cristo”, desta vez promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia, sob condução do pastor Robison Giraldi e de Larissa Felix.
O prefeito Mauro do Atlântico participou das festividades ontem, e destacou a importância da Aldeia Lagoinha para o desenvolvimento social e cultural de Aquidauana, reforçando o respeito e o compromisso da gestão municipal com os povos indígenas.
Também prestigiaram o evento o ex-prefeito Odilon Ribeiro, o coordenador municipal indígena da Terra Indígena Taunay/Ipegue, Edvaldo Felix, chefe do Polo Base da SESAI, Paulo Mendes, o diretor executivo do Gabinete, Alex Mello, além dos caciques Julison Farias (Água Branca) e Célio Fialho (Bananal).
As comemorações reforçam o protagonismo da Aldeia Lagoinha e sua contribuição histórica para Aquidauana, valorizando a tradição, a espiritualidade e a força do povo indígena na construção do município.
› FONTE: Agecom