Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vereadores e prefeito de Aquidauana reivindicam abertura da rua XV de Agosto

Publicado em 06/11/2025 Editoria: Desenvolvimento


Everton, Juraci e Mauro discutem com autoridades em Brasília uso da área da ferrovia

Na manhã desta quinta-feira (6), o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Everton Romero, o vereador Juraci Jesus e o prefeito Mauro Batista (Mauro do Atlântico) estiveram em Brasília para uma reunião com representantes da Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária que atravessa o município.

O encontro teve como pauta principal a abertura de um estacionamento na Rua Bichara Salamene, nas proximidades da ferrovia, e a continuação da Rua 15 de Agosto até o centro da cidade, além da possível concessão de barracões desativados da empresa para utilização pela Prefeitura de Aquidauana.

Os representantes aquidauanenses foram recebidos pela gerente de Relações Institucionais da Rumo, Marinez Chiele, pelo gerente executivo Rodrigo Verardino e pelo especialista em Regulação, Infraestrutura e Gestão Territorial, Cristopher Christmann.

Segundo o presidente Everton Romero, a reunião representou um avanço importante nas tratativas para viabilizar melhorias de mobilidade e infraestrutura urbana no município. “Foi uma agenda de extrema importância dentro de um contexto que o município busca há anos. Houve avanço significativo, especialmente graças à articulação política feita com o apoio da amiga de Aquidauana, ex-deputada Rose Modesto, que possibilitou esse diálogo direto com a concessionária. Saímos conscientes do trabalho que ainda teremos pela frente para tornar realidade essa sonhada obra”, destacou Everton.

O prefeito Mauro Batista ressaltou o impacto positivo do encontro: “Agradeço à Rumo Logística pela receptividade. Foi um passo importante para o desenvolvimento do centro comercial de Aquidauana. A abertura da via, o estacionamento e a revitalização dos barracões desativados trarão benefícios significativos para a cidade.”

O vereador Juraci Jesus também avaliou a agenda como produtiva: “Existe uma complexidade burocrática para obter a cessão de áreas da União que estão sob concessão. Mas a reunião esclareceu os caminhos que devemos seguir para avançar nesse processo.”

O município deve apresentar em breve um projeto técnico detalhado à Rumo Logística, que analisará a viabilidade da cessão das áreas e as condições para execução das obras.

 



› FONTE: Ascom CMA