Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Projeto “Expandindo Fronteiras” leva alunos da Escola Franklin Cassiano a visita técnica em CG

Publicado em 04/11/2025 Editoria: Educação


Os alunos da Escola Municipal Franklin Cassiano, do distrito de Camisão, viveram uma experiência incrível na última sexta-feira (31)! A turma participou da segunda etapa do Projeto Expandindo Fronteiras, idealizado pelo professor Zenildo Leandro de Melo, e embarcou em uma verdadeira aula a céu aberto, em Campo Grande/MS.

Idealizado pelo professor Zenildo Leandro de Melo, da Rede Municipal de Ensino de Aquidauana, o Projeto Expandindo Fronteiras visa promover a ampliação das aprendizagens e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade no Distrito de Camisão.
Desenvolvido pela primeira vez em 2019, o projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes do 8º e 9º ano acesso a obras artísticas e culturais, proporcionando o conhecimento de diferentes formas e períodos da expressão da Arte, no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de aulas interativas e de campo.
Na última sexta-feira (31 de outubro), foi realizada a segunda etapa do projeto, com uma excursão à Campo Grande/MS, onde os alunos visitaram importantes espaços culturais e históricos. O roteiro incluiu o Centro Cultural José Octávio Guizzo — que abriga o Teatro Aracy Balabanian, galerias de arte e ateliês —, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu das Culturas Dom Bosco, o Bioparque Pantanal, a Casa de Teatro de Bolso (Grupo Fulano de Tal) e o Shopping Campo Grande, espaço que também permitiu reflexões sobre a organização dos ambientes comerciais e sociais.
O Projeto Expandindo Fronteiras é interdisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como Arte, História, Geografia, Matemática e Linguagens, atendendo às habilidades previstas nos referenciais curriculares da educação básica.
A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Conforme explicou a diretora da escola, Profª Drª Ana Fábia Damasceno, desde sua criação, em 2019, o projeto ocorre entre os distritos de Camisão e Piraputanga. "Em 2025, as atividades foram realizadas separadamente: no primeiro semestre, os alunos visitaram a Igreja Matriz e o Museu de Aquidauana; a segunda etapa ocorreu em Campo Grande; e o encerramento será com a terceira etapa, que contemplará uma visita ao Museu do Exército", completou a diretora.
“Mais do que um passeio, esse projeto é uma oportunidade de ampliar horizontes e fazer com que os alunos conheçam, na prática, o que aprendem em sala de aula”, destacou o professor idealizador, Zenildo Leandro de Melo.



› FONTE: AGECOM