Aquidauana sediará o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Pantanal
Publicado em 01/11/2025
Editoria: Inclusivo
Na manhã de sexta-feira (31), o prefeito Mauro do Atlântico e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, receberam representantes do setor apícola do município e da região pantaneira para uma reunião sobre o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Pantanal
Participaram da reunião o presidente da Associação Leste Pantaneira de Apicultores (ALESPANA), Éder Luiz Oshiro Bordon; o tesoureiro da entidade e presidente da COFENAL (Associação dos Apicultores Mel do Pantanal), Daniel Dalastra; e a técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Vera Lúcia de Oliveira Golze.
A comitiva esteve na prefeitura para convidar a Administração Municipal para o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Pantanal e, também, solicitar o apoio institucional do município ao evento, que acontecerá em Aquidauana nos dias 28 e 29 de novembro.
Conforme a comissão organizadora, o evento deve reunir mais de 200 produtores de mel de todo o Mato Grosso do Sul, contará com mesas-redondas, palestras e oficinas temáticas sobre temas essenciais ao setor, como desafios climáticos, economia produtiva das abelhas, políticas públicas, sanidade apícola, produção e genética de rainhas, sucessão familiar e o tema “O silêncio das abelhas”.
Além da programação técnica, o encontro marcará a inauguração do meliponário no Parque Municipal da Lagoa Comprida, um novo espaço dedicado à preservação, pesquisa e educação ambiental sobre as abelhas nativas sem ferrão — patrimônio natural da região pantaneira.
O evento também contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Sérgio Farias, reforçando a importância nacional da iniciativa.
Durante a reunião, o prefeito Mauro do Atlântico destacou o papel do encontro para o desenvolvimento sustentável e econômico de Aquidauana: “Iniciativas como essa são muito bem-vindas. Elas fortalecem nossa economia local e, principalmente, qualificam os nossos produtores, que já se destacam pela qualidade do mel pantaneiro”.
O 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores é uma realização da ALESPANA e da AGRAER, com apoio da Prefeitura de Aquidauana, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo.
› FONTE: Agecom