Na manhã de quinta-feira (30), o prefeito Mauro do Atlântico recebeu no gabinete representantes da UFMS, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e das Secretarias Municipais de Assistência Social e Gestão Estratégica para tratar da execução do projeto de extensão “Envelhecer nos Territórios: Rede Envelhecimento Saudável, Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa”.
Estiveram presentes para apresentar e detalhar o projeto, representando a UFMS: Suzi Rosa Miziara Barbosa, coordenadora do projeto; Tallyta Araújo Pivetta, coordenadora-adjunta; Ercília Mendes Ferreira, supervisora local; e a Prof.ª Dra. Ana Graziele Lourenço, diretora do Campus da UFMS em Aquidauana. Também participou Luciene Koche, assessora do deputado federal Geraldo Resende, apoiador do projeto e foi quem escolheu Aquidauana para receber a iniciativa.
Participaram da reunião os secretários municipais Clériton Alvarenga (Assistência Social), Alexandre Périco (Gestão Estratégica) e Rosy Ribeiro (Comunicação), além de Maristela Prado, diretora do Asilo São Francisco, e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O projeto é inédito em Mato Grosso do Sul e será executado nas cidades de Aquidauana, Naviraí, Coxim e Ponta Porã, com aporte da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MDHC) e apoio do deputado federal Geraldo Resende.
Durante o encontro, foi apresentado o cronograma do projeto e como é feito o trabalho de formação dos agentes de direitos humanos, pessoas que serão capacitadas para estar nos bairros visitando os idosos e identificando as situações de violência e violação de direitos, bem como, levando informação e conscientização.
Diante disso, o prefeito Mauro do Atlântico parabenizou à UFMS e ao deputado Geraldo Resende pela iniciativa e confirmou o compromisso da Prefeitura de Aquidauana em ser parceira na execução das ações, auxiliando na coleta de dados, mapeamento e zoneamento dos territórios, além de apoiar na divulgação das ações e resultados do projeto.
“Não poderíamos jamais deixar passar essa oportunidade. Contém conosco e com nossas equipes. Vamos ser parceiros para que esse projeto colha bons resultados e alcance o maior número possível de idosos, levando informação, proteção e acolhimento”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
Suzi Rosa Miziara Barbosa, coordenadora do projeto, destacou: “Nosso objetivo é fortalecer a rede de proteção e promover um envelhecimento saudável e digno. Esse projeto busca aproximar as políticas públicas das pessoas idosas e termos a atuação dos agentes de direitos humanos nas comunidades.”
A diretora da UFMS/Aquidauana, Prof.ª Dra. Ana Graziele Lourenço, ressaltou a relevância da participação do município e afirmou que o projeto é sem custos para a prefeitura. “É uma grande conquista ter Aquidauana entre as quatro cidades selecionadas. Isso mostra o reconhecimento do compromisso local com a promoção dos direitos da pessoa idosa e com as ações de extensão que transformam realidades. Esse projeto é uma entrega gratuita que a universidade está fazendo para toda a comunidade”, afirmou a diretora.
O secretário de Assistência Social, Clériton Alvarenga, enfatizou o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e do CREAS e o impacto positivo do projeto. “O Conselho e o CREAS são os órgãos que atuam diária e diretamente com os idosos. Eles têm feito um trabalho muito importante junto aos idosos, e esse projeto vem para somar forças, ampliando o alcance das informações sobre direitos, proteção e bem-estar da pessoa idosa”, afirmou o secretário Clériton.
Representando o deputado federal Geraldo Resende, Luciene Koche reforçou o compromisso do parlamentar com a causa: “A proteção da pessoa idosa é uma das linhas de atuação do deputado. Por isso ele apoia o projeto e fez questão de incluir Aquidauana entre os municípios contemplados.”
OPORTUNIDADE - Inscrições abertas para Agentes de Direitos Humanos
Estão abertas as inscrições para seleção de Agentes de Direitos Humanos que atuarão no projeto de extensão “Envelhecer nos Territórios”. O processo é regulamentado pelo Edital nº 621/2025 – PROECE/UFMS
Os agentes selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 750,00 para pelo projeto e participarão de curso de capacitação com carga horária de 40 horas/aula, com início previsto para novembro.
Período de inscrições: até 09 de novembro de 2025
Inscrições: https://proece.ufms.br/processo-de-selecao-de-agentes-de-direitos-humanos-para-o-projeto-de-extensao-envelhecer-nos-territorios/
Acesse o edital completo: https://proece.ufms.br/edital-no-621-2025-proece-ufms-retificacao-do-edital-no-609-2025-proece-ufms-processo-de-selecao-de-agentes-de-direitos-humanos-para-o-projeto-de-extensao-envelhecer-nos-territorios-rede-enve/
› FONTE: AGECOM