O 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que será realizado a partir de hoje (20) até o dia 22, no Bosque Expo, em Campo Grande, destaca o papel essencial dos vereadores e vereadoras na construção de políticas públicas eficientes e no fortalecimento do municipalismo.
O evento que será aberto oficialmente às 15 horas é uma realização da Assomasul, com apoio do Governo do Estado de MS, SEBRAE e União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS).
O vereador Everton Romero, atual presidente da Câmara Municipal de Aquidauana destaca a importância da participação dos parlamentares, tendo em vista os temas relevantes do evento e para garantir a participação dos vereadores de Aquidauana, a Mesa Diretora da Câmara está prorrogando a Sessão Ordinária de terça-feira (21) para a próxima sexta-feira, dia 24.
O 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul vai reunir lideranças municipais, estaduais e federais para debater eficiência, inovação e desenvolvimento na gestão pública. “O Congresso é um momento de união e aprendizado. É aqui que gestores e lideranças se encontram para fortalecer a administração pública e o desenvolvimento dos municípios”, destacou o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, atual prefeito de Itaquiraí.
Com o tema “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”, o evento contará com palestras magnas de grandes nomes nacionais, como Martha Gabriel, Ricardo Amorim, Clóvis de Barros Filho e Hortência Marcari.
A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) é parceira do evento, reforçando o compromisso das câmaras municipais com o aprimoramento da atuação legislativa e o fortalecimento da representação política nos municípios.
Segundo o vereador, presidente da UCVMS, Daniel Junior, de Dourados, o congresso é um espaço fundamental para ampliar o conhecimento e fortalecer a integração entre os vereadores de todo o estado. “Discutir gestão, eficiência e políticas públicas é essencial para que o trabalho do legislativo caminhe junto com o executivo na construção de cidades melhores”, disse ele.
A programação também inclui uma palestra especial voltada aos vereadores e vereadoras, com o tema “Emendas impositivas e integração de políticas públicas: Executivo e Legislativo”, ministrada por Junior Pattini.
A apresentação abordará a importância da garantia de recursos e do fortalecimento da atenção básica nos municípios, promovendo a cooperação entre os poderes para resultados mais eficazes na administração pública.
No dia 22 de outubro, às 8h, o economista Ricardo Amorim apresenta a palestra magna “Economia em Transformação: Oportunidades e Desafios para Municípios Brasileiros”, trazendo uma leitura prática sobre o cenário econômico e os impactos das reformas na arrecadação e no desenvolvimento local — um tema essencial para vereadores e gestores que buscam compreender as mudanças econômicas que afetam diretamente os municípios.
A programação ainda inclui palestras sobre mediação, conciliação e outras formas de resolução de conflitos voltadas aos municípios.
O procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Júnior, fará a apresentação do programa COMPOR, iniciativa do Ministério Público que incentiva métodos autocompositivos para gestores municipais.
O governador Eduardo Riedel também participa do evento, destacando ações do governo estadual para promover práticas como negociação, mediação, conciliação e convenções processuais na administração pública.
Já o desembargador Ary Raghiant Neto, do Tribunal de Justiça do MS, vai abordar os impactos da reforma tributária e os desafios na definição da competência entre as Justiças Federal e Estadual.
O encontro reforça a importância da cooperação entre instituições e da adoção de mecanismos mais eficazes e pacíficos de resolução de demandas na gestão pública.