Ontem, 16, Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Saúde e Saneamento destaca a importância de uma alimentação equilibrada para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Uma dieta adequada fornece os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, fortalece o sistema imunológico e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em Aquidauana, a Rede de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, tem desenvolvido diversas ações que visam promover hábitos alimentares saudáveis em toda a cidade, especialmente para aqueles que mais precisam de atenção. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se:
Os grupos terapêuticos com acompanhamento nutricional para grupos específicos, como gestantes, crianças e pacientes com doenças crônicas; os atendimentos individualizados, com consultas e orientações personalizadas para os moradores, com foco na alimentação balanceada; as oficinas culinárias, contando com atividades práticas que ensinam receitas saudáveis e acessíveis, promovendo o aprendizado sobre nutrição.
Há também o Programa Saúde na Escola (PSE), conscientizando crianças e jovens sobre a importância de uma dieta equilibrada e, também, as visitas domiciliares, onde os profissionais de saúde visitam os pacientes necessitados para orientar sobre como adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
Além disso, a SESAU tem um cuidado especial com gestantes, incentivando o aleitamento materno e a introdução alimentar saudável para bebês com mais de seis meses.
"Em Aquidauana, nossa saúde vai além do tratamento de doenças. Trabalhamos de forma integrada, promovendo o bem-estar da população, desde a alimentação escolar até o atendimento a gestantes e pacientes vulneráveis. Este Dia da Alimentação Saudável é uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto dos cuidados alimentares na qualidade de vida”, disse a secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga.
O município conta com uma rede de serviços estratégicos que atendem a diferentes públicos, sendo eles: a Equipe Multidisciplinar, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o presídio local, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Atendimento Materno e Infantil (CAMI).
A nutricionista Luciana Paliarin, do Centro de Atenção Psicossocial, atua diretamente no atendimento a pessoas em acompanhamento de saúde mental, promovendo uma alimentação que auxilia no equilíbrio emocional. Já a nutricionista Carolina Laís, da Equipe Multidisciplinar, desenvolve ações com foco na prevenção de doenças crônicas e na orientação de pacientes sobre escolhas alimentares saudáveis no dia a dia.
"A alimentação saudável é a base para a prevenção de doenças crônicas e para a manutenção de uma vida plena e de qualidade. Nosso objetivo é promover e incentivar aa pessoas aos hábitos alimentares equilibrados, que contribuam para o fortalecimento do corpo e o bem-estar da população, com ações educativas que sensibilizam sobre a importância de escolhas alimentares conscientes desde a infância”, desta a coordenadora da Rede de Alimentação e Nutrição – Úrsula Coelho de Barros.
› FONTE: AGECOM