Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana recebe Unidade Odontológica Móvel do Governo Federal

Publicado em 04/10/2025 Editoria: Saúde


Encerrando essa sexta-feira, 03, em frente ao Paço Municipal, aconteceu a entrega de 01 Unidade Odontológica Móvel (UOM), uma iniciativa inovadora e fundamental do Ministério da Saúde para transformar o acesso à saúde bucal, daquelas pessoas que moram em áreas onde não tem consultórios e atendimento odontológico perto.
 
Para fazer a entrega oficial da UOM à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, estiveram presentes junto com o prefeito Mauro do Atlântico e a secretária da pasta, Sandra Calonga, o deputado federal Geraldo Resende, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, os vereadores Everton Romero (presidente da Câmara Municipal) e Genivaldo Montana, lideranças comunitárias e indígenas, ex-prefeito Odilon Ribeiro e secretários municipais.
 
A Unidade Odontológica Móvel é um consultório completo montado em um veículo totalmente adaptado, projetado para oferecer diversos procedimentos odontológicos, desde atendimento básico e preventivo até procedimentos mais especializados como, por exemplo, raio-x odontológico e outros, garantindo que a Saúde Municipal possa levar esses atendimentos às áreas de difícil acesso.
 
A UOM custou R$ 513.625,00 mil, foi viabilizada com apoio do deputado Geraldo Resende e foi adquirida com recursos do Novo PAC Saúde via Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, apenas seis municípios foram contemplados e Aquidauana é um deles.
 
"Essa unidade é de suma importância para que possamos levar um atendimento de excelência à nossa população, principalmente, às famílias que vivem na zona rural, distritos e em regiões de difícil acesso, como o Pantanal”, explicou a secretária Sandra Calonga.
 
A Unidade Odontológica Móvel conta com: cadeira odontológica moderna, equipo, sugador, refletor e mocho; kit de peças de mão (caneta de alta rotação, contra-ângulo, peça reta e micromotor); aparelho de raio-X odontológico com aventais de chumbo; compressor com sistema de filtragem; fotopolimerizador de resinas compostas; autoclave; refrigerador e ar-condicionado; caretinha para transporte e gerador a gasolina TE 200GE.
 
Durante a cerimônia, o prefeito Mauro do Atlântico agradeceu ao Ministério da Saúde e ao deputado federal Geraldo Resende pelo investimento.
 
"Essa é uma conquista muito importante para a nossa equipe que trabalha na saúde bucal, pois terão suporte significativo para melhor atender a nossa população. Continuaremos buscando junto aos parlamentares e ministério mais investimentos e equipamentos para melhorar ainda mais os serviços de saúde da nossa cidade. Obrigado ao deputado Geraldo e ao Ministério da Saúde por esse investimento tão importante e que chega em excelente momento”, afirmou o prefeito Mauro.
 
O deputado Geraldo Resende enfatizou a eficiência da unidade e se colocou à disposição de Aquidauana para buscar mais investimentos na saúde. “A UOM é completa, com gerador próprio e toda infraestrutura necessária para levar atendimento odontológico de qualidade a qualquer comunidade rural, com a mesma eficiência encontrada em um consultório fixo. Fico muito feliz em poder entregar essa UOM e estou à disposição para ir com o prefeito até o governador e ao Ministério para buscar mais recursos para saúde de Aquidauana”, completou o deputado.
 
Everton Romero, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a união de esforços que resultou na conquista da UOM, falou da importância da unidade para atendimento nas áreas de difícil acesso e afirmou que o Poder Legislativo trabalha focado com o Executivo na busca por recursos, para saúde integral da população.
 
A UOM será destinada prioritariamente às populações que enfrentam dificuldades de acesso, como: comunidades rurais, quilombolas e assentamentos; populações em áreas remotas ou isoladas; e, também, ajudará a atender o Programa Saúde na Escola.
 
Com essa conquista, Aquidauana dá mais um passo importante na garantia da saúde como direito de todos, ampliando a inclusão e a atenção à saúde bucal da população.
 
 


› FONTE: Agecom