Na noite de ontem, 01, foi realizada uma mesa redonda sobre o câncer, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), na Câmara Municipal de Aquidauana.
O evento com o tema: “Quebrando Tabus: Um Diálogo Aberto sobre o Câncer” teve como objetivo promover um diálogo aberto e esclarecedor sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, além de abordar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Estiveram participando da mesa redonda, o prefeito Mauro do Atlântico, a primeira-dama Vera Lúcia Batista, o presidente da Câmara Municipal – vereador Everton Romero, os vereadores – Renato Bossay e Ana Saravy, os secretários – Sandra Calonga (Saúde e Saneamento) e Clériton Alvarenga (Assistência Social).
O prefeito Mauro do Atlântico destacou a relevância de eventos como este para conscientizar a população sobre a luta contra o câncer. “Nosso compromisso é trabalhar e buscar recursos para que todos tenham acesso ao tratamento e ao suporte necessário, para que ninguém enfrente essa batalha sozinho”, afirmou.
O Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, focado na conscientização sobre o câncer de próstata, foram temas centrais da discussão. Ambas as campanhas têm o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular.
O presidente da Câmara - Vereador Everton Romero falou sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. “Todos nós precisamos nos cuidar e cuidar uns dos outros. Informar, apoiar e estar presente faz toda a diferença nessa luta contra o câncer”, pontuou.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana - Maria Goretti Gama, destacou a relevância de ações como essa para a promoção da saúde e o acolhimento dos pacientes oncológicos. "É essencial que a sociedade esteja cada vez mais informada e unida para enfrentar o câncer com coragem e solidariedade", explicou.
A secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga, apresentou os serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes oncológicos, ressaltou a importância do acesso à saúde pública e do fortalecimento das políticas de prevenção e tratamento do câncer no município e, também, explicou o trabalho contínuo para melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos e incentivar a realização de exames preventivos. “A prevenção é a melhor forma de combater a doença, e a nossa missão é garantir que todos tenham o suporte necessário”, destacou a secretária.
O secretário de Assistência Social - Clériton Alvarenga reforçou o compromisso em oferecer suporte social e emocional aos pacientes e suas famílias, mencionando que o acolhimento e a escuta ativa são fundamentais para enfrentar o impacto do diagnóstico e do tratamento, e que a rede de proteção social tem um papel essencial nesse processo.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Anastácio – Ádina Luciollo, falou do seu tratamento e, também, ressaltou a importância da troca de experiências e do trabalho conjunto para ampliar o alcance das ações de prevenção, além de fortalecer o acolhimento e o apoio às pessoas em tratamento.
O médico urologista - Guilherme Maffei, abordou temas relacionados ao câncer de próstata e os avanços no tratamento da doença. Dr. Maffei destacou a importância do exame preventivo e alertou para o aumento da conscientização sobre a doença, especialmente entre os homens.
Já a gerente do INSS de Anastácio - Áurea Lemos, falou sobre os direitos e benefícios para pacientes oncológicos, explicando os procedimentos para o acesso a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros benefícios destinados a quem enfrenta a doença.
A mesa redonda também contou com depoimentos de pacientes e cuidadores que estão na luta contra o câncer, oferecendo uma perspectiva real sobre os desafios e as vitórias dessa jornada. E, ainda, vários profissionais compartilharam seus conhecimentos e experiências na área oncológica.
A primeira-dama Vera Lúcia Batista, paciente oncológica, compartilhou sua trajetória, marcada por fé, força e esperança. Em seu depoimento, falou sobre os momentos difíceis enfrentados durante o tratamento e a importância de manter a mente positiva.
A professora Ivone Nemer, paciente oncológica, compartilhou sua experiência de superação e a importância do apoio da família e da comunidade. “O câncer não define quem somos, mas sim como escolhemos lutar contra ele”, afirmou Ivone.
O paciente Lourival da Silva Santos, falou sobre a experiência do diagnóstico e o impacto emocional da doença. Lourival destacou a importância de se manter otimista e confiar nos tratamentos disponíveis.
Já a cuidadora de paciente oncológico - Gigliola Nepomuceno, emocionou a todos com seu relato sobre o papel fundamental do cuidador na vida do paciente, ressaltando a necessidade de apoio emocional e físico durante o tratamento.
› FONTE: AGECOM