Ontem, segunda-feira (29), o prefeito Mauro do Atlântico e a secretária municipal de Administração, Marluce Luglio, receberam a coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e supervisora municipal de Políticas Públicas para Mulheres - Josilene Rodrigues Rosa, acompanhada da assistente social Sunamita Resende, da psicóloga Leticia Panachuki e das profissionais Andres Mara Fernandes e Drª Camila Pires, integrantes da equipe do Centro.
Durante o encontro, foi apresentado ao prefeito um relatório com os dados de atendimentos realizados pelo CRAM de janeiro a agosto de 2025, que somaram 299 atendimentos a mulheres vítimas de violência. Além disso, a equipe apresentou o plano de ação do CRAM, o trabalho da equipe de sobreaviso para emergências e solicitou apoio para aquisição de coletes de identificação, a fim de garantir maior segurança às profissionais em serviço.
Outro ponto destacado na reunião foi a futura implantação da Sala Lilás em Aquidauana, que será possível por meio de um termo de cooperação com o Governo do Estado, reforçando ainda mais a rede de proteção às mulheres.
O prefeito Mauro enfatizou a necessidade de fortalecer as políticas públicas de apoio à rede. “Temos que ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência, fortalecendo a rede de atendimento e oferecendo condições seguras para que o trabalho do CRAM seja cada vez mais eficaz. E para isso precisamos buscar ajuda e recursos para melhor estruturação da rede”, destacou o prefeito.
A coordenadora do CRAM, Josilene ressaltou que o objetivo é reduzir os índices de violência por meio de um trabalho integrado. “Estamos atuando junto com a rede de atendimento para oferecer suporte jurídico, psicossocial e encaminhamentos. Nosso compromisso é diminuir esses números e garantir que as mulheres se sintam protegidas e amparadas”, afirmou a supervisora Josilene.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Aquidauana desempenha um papel fundamental na proteção, acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência, sendo um espaço de escuta qualificada e encaminhamento para a rede de apoio.
SERVIÇO: O CRAM de Aquidauana fica na Rua Pandiá Calógeras, nº 478 – Centro; Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; Atendimento emergencial após às 13h: (67) 99288-1564. Serviços oferecidos: atendimento jurídico, psicossocial e encaminhamento para a rede de atendimento.
› FONTE: AGECOM