A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), está realizando o mhGAP- Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A capacitação visa qualificar os profissionais da Atenção Primária para identificar e manejar casos leves a moderados de transtornos mentais como depressão, ansiedade e uso problemático de álcool e drogas, oferecendo um suporte mais próximo à comunidade.
O programa segue as diretrizes do MI-mhGAP (Manual de Intervenção mhGAP), um guia que orienta o manejo de condições mentais e neurológicas. Esse manual foi desenvolvido para ser utilizado por profissionais de saúde não especializados, com base em evidências científicas para o diagnóstico e tratamento inicial de transtornos como psicose, epilepsia e outros.
A formação está sendo ministrada pelos profissionais, o psicólogo Everton Constantino, as enfermeiras Daniele Ferreira, Janaina Estela Melgarejo e Adrielly Acosta da Silva, a assistente social Keyla Pereira dos Reis, e as cirurgiãs dentistas Thayana Caroline de Oliveira Monteiro, Leticia Silva Giron e Melissa Lanzillotti Pacheco.
A formação será realizada por meio de seis encontros de 4 horas cada, com início em setembro e término previsto para a primeira quinzena de dezembro. O cronograma foi estruturado de forma a não prejudicar o atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), garantindo que os profissionais possam se capacitar sem comprometer os serviços.
A Secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga, destacou a importância do programa: “Este é um passo significativo para fortalecer o cuidado em saúde mental em nossa cidade. A capacitação permitirá que nossos profissionais da Atenção Primária identifiquem precocemente os sinais de transtornos mentais, promovendo um atendimento mais humano e eficiente”.
Em Mato Grosso do Sul, por meio do PlanificaSUS, o estado está priorizando saúde mental, com formação de multiplicadores do MI-mhGAP, com o intuito de fortalecer a rede de cuidado local e melhorar a qualidade do atendimento.
› FONTE: AGECOM