Operação do PPIF resulta em apreensão milionária em pista de pouso clandestina no Mato Grosso
Em uma operação realizada nesta sexta-feira (26/09), a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT), a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso – Comando Regional 2, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/MT) e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desferiram um duro golpe contra o narcotráfico ao apreenderem cerca de 1,0 tonelada de cocaína, sendo 17 (dezessete fardos) no avião e 14 (quatorze) fardos já descarregados na pista, em uma área rural próxima ao município de Alto Garças/MT.
A operação teve início quando os radares da Força Aérea detectaram uma aeronave de pequeno porte, sem plano de voo, invadindo o espaço aéreo brasileiro, vinda da Bolívia. A partir daí, caças A-29 foram acionados e as forças de segurança uniram esforços, cruzaram informações e deram início a operação.
A aeronave, com prefixo falso, foi localizada em uma pista de pouso clandestina que servia como ponto estratégico para o armazenamento e transporte de drogas.
Com a chegada das equipes, os criminosos fugiram às pressas, abandonando o local. Durante as buscas na área, três envolvidos foram localizados e presos. Graças à rápida atuação dos policiais, foram apreendidos 31 fardos repletos de entorpecentes, com valor estimado em milhões de reais.
A ação integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, sobretudo em áreas consideradas rotas para o escoamento de ilícitos, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e da Operação Ostium; e nas ações do Controle do Espaço Aéreo com vistas à segurança do tráfego aéreo.
› FONTE: FAB