O Projeto Primeiro Passo, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), tem transformado a realidade de estudantes em Anastácio. E na manhã de ontem, quinta-feira (25), no Centro de Convenções, aconteceu um recebeu uma reunião para discutir a ampliação do projeto.
O encontro foi conduzido pela Técnica de Educação Profissional Paula Pantalena, da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional da SED, e reuniu representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da comunidade.
Implantado em Anastácio desde 2022, atualmente o projeto atende três escolas estaduais com cursos profissionalizantes: Dep. Carlos Souza Medeiros (Agropecuária), Roberto Scaff (Serviços Jurídicos e Normal Médio) e Romalino Alves de Albres (Comércio e Administração).
O objetivo da reunião foi ouvir a população, avaliar a procura pelos cursos já existentes e levantar novas demandas que poderão ser atendidas já no próximo ano. A SED dispõe atualmente de 27 opções de cursos para estudantes de 14 a 17 anos matriculados no ensino médio, que podem ser trazidos a Anastácio conforme o interesse da comunidade.
Com a missão de elevar a escolaridade e preparar os jovens para o mercado de trabalho, o Projeto Primeiro Passo se consolida como uma importante política pública de valorização da educação e geração de oportunidades para a juventude de Anastácio.
Participaram o secretário João Fernando Guessy Braga (representando o Prefeito Cido), vereadores Vilma Ferreira e Aldo José, professores Gleide Godoy e Josué Cabral (Coordenadores da CRE 1), demais secretários e diretores de escolas.