Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Simulado de Incidentes reúne apoio do Legislativo e diversos parceiros

Publicado em 25/09/2025 Editoria: Geral


Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizado no trevo de acesso a Anastácio, na BR-262, um Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). A ação foi promovida pela Prefeitura de Aquidauana, em parceria com o SAMU, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Aquidauana, da Prefeitura e Câmara Municipal de Anastácio, além de diversos órgãos e instituições.
 
Participaram do exercício a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros, o 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão, o DETRAN, o Hospital Regional de Aquidauana, a Polícia Científica, o DEMUTRAN, entre outros. O objetivo foi simular situações reais de acidentes com múltiplas vítimas, avaliando a integração das equipes e a eficiência no atendimento emergencial.
 
O vereador Juraci Jesus (PP) esteve presente e, em nome do Legislativo Aquidauanense, destacou a importância da iniciativa. “O trânsito sempre está em pauta na Câmara, é uma situação que muito nos preocupa. Parabenizo a todos os envolvidos neste importante evento de conscientização.”
 
Representando o prefeito Mauro Batista, o chefe de gabinete Anderson Meireles reforçou o compromisso do Executivo. “Todos nós fazemos parte do trânsito, e ações como essa são fundamentais para conscientização da população. A Prefeitura sempre será parceira de iniciativas assim.”
 
Já o vereador Manoel Luiz, falando em nome do Executivo e Legislativo de Anastácio, fez um alerta à população.“Esta simulação tem grande valia. Precisamos lembrar que muitas vezes as pessoas dificultam o acesso ao atendimento das vítimas. É essencial respeitar os sinais sonoros, pois sempre haverá alguém esperando por socorro.”
 
O comandante do 1º subgrupamento de Bombeiros capitão Carlos Saldanha lembrou: “o trânsito é o que mais mata no Brasil. Trânsito é toda uma sistemática, daí a importância dessa simulação”. Ao longo da simulação, o comandante explicava para as demais autoridades e público a dinâmica da ação de cada profissional envolvido.
 
O simulado contou com voluntários representando vítimas em diferentes cenários, incluindo fraturas graves e até casos fatais, tornando o treinamento mais realista e reforçando a importância da conscientização no trânsito e da cooperação entre instituições para salvar vidas.
 
 


› FONTE: Assessoria de Comunicação da CMA