Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) é realizado na BR 262

Publicado em 25/09/2025 Editoria: Trânsito


Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) encerra programação da Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Aquidauana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta quinta-feira, 25, o 1º Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), em alusão à Semana Nacional do Trânsito.

O evento aconteceu na BR-262, no trevo de entrada de Anastácio, e contou com o apoio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Científica, Detran-MS, 2º SGBM do 3º GBM de Aquidauana, Central de Ambulância, Universidade Anhanguera, 9º BE Cmb - Batalhão Carlos Camisão, Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, Hospital Abramastácio, Prefeitura de Anastácio, Pax Universal, Cruz Vermelha, Hedutec Aquidauana e Associação Amigos de Som Automotivo.

Estiveram participando do Simulado, os secretários municipais de Aquidauana e Anastácio, os vereadores Juraci Jesus (Aquidauana) e Manoel Luiz (Anastácio), além de secretários municipais de Aquidauana e de Anastácio, autoridades e representantes dos órgãos envolvidos no atendimento de emergências.

A população também acompanhou de perto as ações, podendo entender melhor os procedimentos adotados em situações reais de acidentes com múltiplas vítimas.

O objetivo do simulado foi mostrar à comunidade o preparo e treinamento das equipes para atuar de forma rápida e eficiente em situações com múltiplas vítimas. Haja vista que, atender várias vítimas simultaneamente exige precisão na triagem e acionamento adequado dos serviços especializados, para evitar a sobrecarga das unidades de saúde.

“A realização deste simulado é essencial para treinar nossa equipe e garantir respostas mais eficientes em emergências. Com o avanço da infraestrutura, como a BR&8209;419 e a Bioceânica, precisamos estar preparados para um volume maior de ocorrências, especialmente em casos com múltiplas vítimas. Esse treinamento fortalece a capacitação das equipes e a coordenação entre órgãos, garantindo ação rápida e eficaz”, afirmou o coordenador do SAMU, Héverton Bastos.

A simulação incluiu 13 vítimas, com diferentes níveis de gravidade, como óbito, vítimas graves, vítimas encarceradas e vítimas com ferimentos leves. O simulado envolveu ações ao vivo de resgate às vítimas e atendimento a acidentes, permitindo que a população visse de perto como funcionam os procedimentos de emergência no trânsito e nos Hospitais Abramastácio e Regional de Aquidauana.

“Esse evento é uma oportunidade valiosa para ajustarmos nossos protocolos, aprimorarmos a integração entre os órgãos e testarmos, na prática. Simulações como esta são fundamentais para salvar vidas e construir uma rede de socorro mais eficiente e ágil”, afirmou o Diretor do Departamento de Trânsito (DEMUTRAN) – Flávio Gomes.

“Ver de perto a atuação integrada dos diversos órgãos envolvidos reforça o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade. Agradeço a todos os profissionais dedicados e nos colocamos à disposição para fortalecer ainda mais essas ações em prol da nossa população”, disse o vereador Juraci Jesus, representando a Câmara de Vereadores de Aquidauana.

No simulado, foi utilizado o método START (Simple Triage and Rapid Treatment), que é o mais empregado mundialmente para triagem em situações de múltiplas vítimas. Esse método consiste em avaliar rapidamente a respiração, a circulação, o nível de consciência e a capacidade de locomoção das vítimas, classificando-as em quatro categorias: vermelha (atendimento imediato), amarela (atendimento a médio prazo), verde (atendimento após os mais graves) e preta (óbito ou lesões irreversíveis).

“A realização desse simulado mostra o empenho em salvar vidas e preparar as equipes para agir com excelência. Segurança no trânsito se constrói com educação, responsabilidade e ação integrada. Parabenizo o DEMUTRAN, o SAMU e todas as demais instituições parceiras que se uniram nesta causa”, finalizou a secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga.

 



› FONTE: Agecom