Durante essa quinta-feira, 18, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Estevão, aconteceu uma capacitação voltada aos profissionais de saúde de Aquidauana para o uso do telediagnóstico em teledermatologia.
A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Coordenadoria Estadual do Telesaúde, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
O treinamento contou com aula teórica e prática. Participaram médicos, enfermeiros e agentes de saúde, que receberam orientações sobre a abordagem ao paciente com suspeita de dermatopatia.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora da Telemedicina e Telesaúde EstaduaL - Rosangela Rodrigues Dobble, pela enfermeira do Núcleo de Telediagnóstico da SES/MS - Ana Claudia de Freitas Nascimento, e pela pesquisadora da Fiocruz, enfermeira Beatriz da Silva Oliveira.
Na prática, a equipe de Saúde de Aquidauana está sendo treinada para usar esse novo serviço, cujo sistema consiste no registro de imagens de lesões de pele, que são enviadas por meio de uma plataforma digital ao estado de Santa Catarina, onde médicos dermatologistas especialistas analisam e emitem laudos em até 72 horas para o médico solicitante da ESF.
“O objetivo é otimizar o atendimento, permitindo que o médico local, em vez de encaminhar o paciente para outras localidades, receba o laudo diagnóstico e acompanhe o paciente em sua própria unidade de referência”, destacou Rosangela. Ela também ressaltou que a iniciativa busca enfrentar uma dificuldade comum em todo o país: a concentração de especialistas nos grandes centros urbanos, que limita o acesso de municípios do interior.
Além da teledermatologia, o telesaúde contempla outras modalidades, como a teleoftalmologia, que utiliza a retinografia para diagnóstico de patologias oculares, e o TLCG, que acompanha pacientes crônicos em risco.
Para a implantação do serviço em Aquidauana, o prefeito Mauro do Atlântico e a secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Sandra Calonga fizeram a adesão oficial ao programa. Posterior ao aceite, o Governo do Estado viabilizou R$ 40 mil reais e a prefeitura fez a aquisição de 05 aparelhos de dermatoscopia e um telefone celular com câmera e plataforma de processamento.
O investimento realizado pelo município foi citado pela Saúde Estadual como destaque, pois a maioria das cidades faz a aquisição de apenas 01 equipamento e Aquidauana fez a compra de 05 aparelhos.
“Com essa aquisição dos aparelhos e treinamento da equipe, estamos buscando dar maior abrangência do serviço, ampliando a oferta, otimizando as consultas e diagnósticos, para garantir um atendimento mais resolutivo à população”, explicou a secretária Sandra.
A estratégia local, definida junto aos profissionais de saúde, prevê a distribuição dos equipamentos em unidades específicas e a ampla divulgação do serviço à população, com apoio dos agentes comunitários. Os pacientes que aguardam atendimento dermatológico na Rede Municipal terão prioridade, com a meta de zerar a fila de espera.
› FONTE: AGECOM