Ontem, quarta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mercúrio, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de contrabando, descaminho e comércio irregular de produtos estrangeiros, que faturou R$ 1,5 milhão em um período de quinze meses.
Durante a operação, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais situados em Corumbá, distante aproximadamente 428 quilômetros de Campo Grande. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Corumbá.
As buscas foram acompanhadas pela Regional da Policia Civil do MS e, durante as diligências, foram apreendidos bens, documentos e equipamentos eletrônicos que subsidiarão o aprofundamento das investigações.
Conforme a polícia, as investigações identificaram a entrada e circulação de mercadorias ilegais vindos do Paraguai, incluindo cigarros eletrônicos, bebidas e equipamentos eletrônicos diversos. A comercialização dos produtos contrabandeados e de descaminho era praticados por meio de organização de rifas ilegais, as quais chegaram a movimentar aproximadamente R$ 1,5 milhão em quinze meses.
A operação integra a estratégia de combate a crimes de fronteira e ao comércio ilícito que afeta diretamente a economia nacional. As investigações seguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e dimensionar a totalidade das práticas criminosas.