O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi apontado como a instituição com maior credibilidade junto à população de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento realizado pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, a pedido da Rede de Rádios Top FM.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 1º e 6 de setembro de 2025 e ouviu 3 mil moradores com 16 anos ou mais, em 30 municípios sul-mato-grossenses. Com margem de erro de 1,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%, o estudo revelou que 25% dos entrevistados confiam mais no SAMU do que em qualquer outra instituição.
Criado para oferecer atendimento pré-hospitalar de urgência, o SAMU se destaca pelo atendimento gratuito, ágil e 24 horas à população. A atuação direta em situações de risco de morte, como acidentes graves, infartos, AVCs e outros casos emergenciais, é um dos fatores que contribuem para sua alta aprovação popular.
Além da eficiência no socorro, a humanização no atendimento e a presença constante em momentos críticos fazem do SAMU uma referência em prestação de serviço público. A central de regulação médica e a estrutura de ambulâncias com equipes treinadas ajudam a salvar milhares de vidas todos os anos em Mato Grosso do Sul.
Na sequência do ranking de credibilidade, aparecem as Forças Armadas e a Polícia Federal (21%), seguidas pela Polícia Militar e Polícia Civil (18,6%), Cartórios Públicos (16,4%), família (15,8%) e igrejas (14%). Meios de comunicação (10%), cooperativas (8%), Correios (7,6%) e o Governo (6,8%) também foram citados pelos entrevistados. Outros órgãos somaram 5,2% das respostas, enquanto 7,8% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa mostra não apenas a confiança no SAMU, mas também a valorização de serviços públicos que estão diretamente ligados à preservação da vida e ao bem-estar da população.