A noite de ontem, quinta-feira (11) foi marcada por um momento de celebração da tradição e dos costumes da colônia nordestina em Anastácio, com a Exposição “17 anos da Festa da Farinha de Anastácio”. O evento foi realizado no Salão do Departamento de Cultura e reuniu autoridades estaduais, municipais, fazedores de cultura e a comunidade em geral, reforçando a importância dessa manifestação cultural que já faz parte da identidade do município.
A exposição integra a Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o IPHAN/MS e o CAU/MS. A realização local ficou a cargo da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude, Lazer e Cultura e do Departamento de Cultura.
Durante a programação, o público acompanhou apresentações culturais e palestras que destacaram vivências e memórias da Festa da Farinha, evento tradicional que, ao longo de quase duas décadas, vem fortalecendo os laços comunitários, movimentando a economia local e preservando a cultura de um povo que resiste e mantém vivas suas raízes.
A Exposição “17 anos da Festa da Farinha de Anastácio” reafirma o compromisso da Gestão Municipal em valorizar as manifestações culturais, reconhecer o papel da colônia nordestina na formação histórica do município e incentivar ações que fortalecem a identidade cultural e o patrimônio imaterial da nossa gente.
Participaram o Vice-Governador José Carlos Barbosa - Barbosinha, o Prefeito Manoel Aparecido - Cido, a Primeira-Dama Valquíria Prates da Silva, o Presidente da Câmara de Vereadores Lincoln Pellicioni, Sammer Abdallah (representando o Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa Gerson Claro), Melly Sena (Diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de MS), a Vice-Prefeita Maria Vital, os vereadores Manoel Luiz, João Macalé, Fabiano da Silva, Aldo José e Robson Pertile, Ernandes Peixoto (Secretário de Finanças de Aquidauana), além de secretários municipais, representantes de órgãos e entidades públicas e fazedores de cultura de Anastácio.