A Administração Municipal de Anatácio, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, trouxe para Anastácio o projeto “Desvendando as complicações da Chikungunya através da medicina de precisão em Saúde Pública: um estudo integrado de epidemiologia e patogênese”.
Como parte das ações do projeto, foi realizado na noite de quarta feira (10) na Câmara Municipal um bate-papo sobre prevenção e combate às complicações da Chikungunya. A atividade foi conduzida pela pesquisadora Dra. Viviane Sampaio e pelo infectologista Dr. Kevan Akrami, representantes da Fiocruz, juntamente com o Secretário de Saúde, João Fernando Guessy Braga.
O encontro contou com a participação da população e teve como objetivo orientar sobre a identificação de sintomas, formas de prevenção e possíveis complicações da doença, além de proporcionar um espaço de diálogo aberto para esclarecimento de dúvidas diretamente com especialistas.
O atendimento do projeto está sendo realizado na ESF Alfredo Garcia, voltado a pessoas com suspeita de infecção aguda por arbovírus, bem como ao acompanhamento dos pacientes que participaram da primeira etapa do estudo, realizada no ano passado.
A unidade funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h. Pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar transporte gratuito junto ao enfermeiro da unidade de referência.