A Secretaria Municipal de Gestão Estratégica em parceria com o Sebrae/MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizou nos dias 09 e 10 (terça e quarta-feira), o 1º e 2º Workshops de Plano de Desenvolvimento do Município (PDM) do município.
Os encontros foram realizados no auditório da Secretaria Municipal de Educação e conduzidos pelo consultor mobilizador do Sebrae, Vanderlei da Silveira e pela analista técnica do Sebrae, Thainara Durso.
O workshop contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, do gerente regional Oeste do Sebrae/MS - Matheus Oliveira, além de representantes do ecossistema local de inovação, Sala do Empreendedor, startups, Aecopaxi, instituições financeiras, associações de vários segmentos, universidades públicas UFMS/UEMS/IFMS, secretários municipais aquidauanenses, servidores, empresários, empreendedores, instituições de ensino superior, representantes da sociedade civil organizada e da OAB – Seção Aquidauana.
No 1º dia de workshop (09), foram trabalhados temas estratégicos, como: Apresentação e validação conjunta da Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças); Construção do Mapa Estratégico do PDM; Análise do Relatório da Situação Municipal e definição das prioridades da gestão municipal.
No segundo dia (10), as ideias/propostas que foram apresentadas no primeiro dia de workshop foram avaliadas pela plenária e, também, apresentadas novas sugestões. Logo, foram colocadas ações para serem discutidas e debatidas dentro dos eixos temáticos dando sentido às propostas do PDM junto com o Plano de Governo Municipal (PGM), para a construção final do documento do Plano de Desenvolvimento do Município.
“O objetivo do Administração Municipal é construir, de forma participativa, organizada e democrática, o Plano de Desenvolvimento do Município, que servirá como diretriz estratégica para as ações do Programa Cidade Empreendedora em Aquidauana”, detalhou o secretário municipal de Gestão Estratégica – Alexandre Périco.
Para embasar as discussões, o SEBRAE realizou previamente uma série de entrevistas com secretários municipais, empresários e representantes da sociedade civil, além de levantar dados junto à população local. Esse diagnóstico resultou na elaboração da Matriz FOFA, que apresenta as potencialidades, fragilidades e oportunidades de Aquidauana.
No encontro, nas atividades práticas, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os dados apresentados e contribuir com propostas e ideias. Um terceiro workshop será realizado para dar continuidade às discussões, validar as propostas que por fim irão compor o PDM que será entregue em forma de documento ao governador Eduardo Riedel, no Congresso dos Municípios, em Outubro.
› FONTE: AGECOM